Postei ontem quatro sorvetes, todos com uma base de gemas, que garante untuosidade ao preparo. Mas também gosto muito de uma receita base sem gemas, especialmente para sabores mais delicados, como sorvetes de nata ou flocos. Faço aquecendo-a como na receita anterior, pois facilita a dissolução do açúcar e do leite em pó e faz com que todos os sabores se intensifiquem. No entanto, se tiver pressa, pode simplesmente misturar tudo em frio com um fouet e seguir com a receita.
INGREDIENTES
● 200 ml de leite integral
● 200 ml de natas ou creme de leite fresco
● 40 gramas de leite em pó
● 100 gramas de açúcar
PREPARO
1. Numa panela de fundo grosso, leve todos os ingredientes ao fogo médio. Vá mexendo até o creme estar prestes a ferver (se tiver um termómetro, até este indicar 80 °C).
2. Assim que atingir este ponto, desligue o fogo e passe o creme por uma peneira – ao contrário do creme com as gemas, este não engrossa.
3. Tampe a panela, deixe esfriar e refrigere por pelo menos uma hora. Caso qyeira acrescentar algum sabor, este é o momento ideal. Na imagem do post, inclui um purê de de morango.
4. Coloque a mistura já fria em uma máquina de sorvete e bata por cerca de 20 minutos.
5. Se não tiver uma sorveteira, coloque a mistura em um recipiente de metal e congele. Quando começar a endurecer, bata na batedeira até ficar cremosa. Repita este procedimento por, no mínimo, 3 vezes.