destaque DOCES festa junina

MAÇÃ DO AMOR – TRADICIONAL

Atendendo a pedidos — especialmente de Isa, do Rio de Janeiro –, hoje vou ensinar a vocês uma receita descomplicada e rápida de Maçã do Amor. Esta, na verdade, é uma sugestão recorrente aqui no blog e que fica mais constante nesse período de festas de inverno, mas que acaba sendo uma boa alternativa para quem quer ganhar um dinheiro extra. Isto porque, além de poucas doceiras aceitarem encomendas de Maçã do Amor, a estação e as festas de criança acabam representando um bom mercado para o produto. E mais: além da maçã, a mesma receita pode ser usada para morango, cereja ou o que mais a sua criatividade mandar.

Lembro que a quantidade indicada é para até seis maçãs, mas você pode preparar apenas metade da receita para fazer um teste e “pegar o jeito”. 

 
Observações importantes:  
a ) Escolha frutas firmes e bem vermelhas; isto é fundamental para a boa aparência do doce;   
b )  Indico o alimento à base de glicose de milho ‘Karo’. Sei que há outras boas opções, como o produto da Yoki, mas o sabor e a consistência da calda ficará diferente com um “genérico”;  
c ) O corante ou anilina pode ser encontrado em pó ou líquido; dê preferência a este último, mas caso não encontre pode substituir as quatro gotas por uma colher de chá de corante em pó; 
d ) Deixe uma assadeira previamente untada para colocar as maçãs; isto evita que elas grudem e fiquem danificadas ao remover.
 
INGREDIENTES
  • 6 maçãs
  • 6 palitos de sorvete
  • 1/2 xícara de chá de glicose de milho (Karo)
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 4 gotas de corante vermelho
MODO DE FAZER


Lave bem as maçãs e seque. Retire os cabos e, em seu lugar, introduza um palito de sorvete. Deixe-as numa bandeja num local próximo ao fogão para facilitar o manuseio.

Calda
– Em uma panela, coloque todo o açúcar, o “Karo” (alimento à base de glicose) e o corante vermelho. Mexa levemente apenas para misturar os ingredientes. Não se assuste com a aparência, pois neste momento ainda haverá pelotes açúcar e a cor em apenas parte da panela. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Leve ao fogo e, assim que começar a esquentar, mexa rapidamente para uniformizar os ingredientes. Não mexa mais. Se for preciso, no máximo, gire a panela para espalhar o conteúdo. Deixe ferver e, com rapidez, faça o “teste do ponto”. Deixe ao lado uma tigela com água em temperatura ambiente e jogue nesta uma gota da calda. Coloque na boca. A calda não pode grudar no dente. O ponto ideal é quando o doce quebra ao ser mastigado.



 
 
 
 
 
 
 
Apague o fogo e rapidamente passe as maçãs, uma a uma, com cuidado para envolver toda a fruta na calda. Coloque-as sobre a assadeira e deixe secar.
 
Esta receita é a mais simples para a tradicional maçã do amor. Vocês encontrarão inúmeras outras, muitas delas com ingredientes como “água gelada”, “açúcar refinado”, e “vinagre de maçã”. Optei por esta justamente pela simplicidade e rapidez.


Se desejar vender, capriche no visual, comprando saquinhos de celofane para embalar e fechando com um laço de fita. E boa sorte.

45 Comments

  1. QUERIDA ADOREIIII!! E AGRADEÇO A GENTILEZA DE NOS ENSINAR TÃO CUIDADOSAMENTE AS RECEITAS! VOU FAZER VIU, FÉRIAS COM TODOS EM CASA, SERÁ EXCELENTE! BJUXXXX! ISA-RJ

  2. oiii, moro no exterior, precisamente no japão, e aqui não encontro glucose de milho.Há algum ingrediente que possa substituir a glucose de milho? ou da para fazer sem ? rsrs…desde já agradeço!

  3. em maio e o niver dos meus filhinhos,1 ano e 2 aninhos.. com essa receita a mesa de doces vai ficar o ma´ximo… parabens e obrigado por dividir conosco essa delicia…. adorei!!!

  4. Respondendo à Rosangela:

    Você pode embalar nos saquinhos, mas a validade do caramelo é de 8 horas. Se quiser que dure até 12 horas, coloque no caramelo 1 colher de chá de “cremor tártaro”.

    Assim que as maçãs esfriarem e desgrudarem da
    bancada, você tem que embalar imediatamente. Dobre o saquinho ate o final, coloque a maçã e
    vá puxando o saquinho para cima. Se você tentar
    colocar a maçã diretamente dentro do saquinho, sem dobrar, ela vai colar nas laterais e vai dar muito mais trabalho.

    Elas não devem açucarar (a não ser que o ponto da calda esteja errado), mas é normal que melem e derretam após o período indicado acima.

    Beijos. Tia Sô

  5. Adorei a irmã da minha tia feez para o niver da filha dela e nem parece q foi ela q fez vou tentar fazer neg dps te falo como ficou. Uma pergunta aonde eu posso achar palitos de sorvete galera?

  6. Olá Bruna. A) É possível sim fazer a maça do amor sem corante, mas a calda ficará transparente e você terá o visual da própria casca da maça, apenas com brilho. Perderá um pouco do atrativo do doce, que tradicionalmente é de um vermelho vivo, mas é opcional; B ) Mas se você deseja uma opção natural para colorir sua maçã do amor, uma idéia é fazer o próprio corante com framboesa, como demonstrado por Raísa Costa no blog Dilce Delight ( http://www.delightdulce.com/2014/01/le-technique-how-to-make-natural-food.html ). Você também pode ver um vídeo explicando como se faz em :
    https://www.youtube.com/watch?v=9PRtuwsoqi4

    Leia também a nossa postagem sobre o tema:

    http://www.receitasdatiaso.com/2012/01/corantes-naturais-nos-alimentos.html

    Abraços.

  7. Olá Diane. Para corante em pó há uma certa variação de um produto para outro. Portanto, a quantidade exata dependerá de um teste específico. Mas acredito que duas colheres de chá serão suficientes para a quantidade da receita.

  8. Respondendo:

    Você pode embalar nos saquinhos, mas a validade do caramelo é de 8 horas. Se quiser que dure até 12 horas, coloque no caramelo 1 colher de chá de “cremor tártaro”.

    Assim que as maçãs esfriarem e desgrudarem da bancada, você tem que embalar imediatamente. Dobre o saquinho ate o final, coloque a maçã e vá puxando o saquinho para cima. Se você tentar colocar a maçã diretamente dentro do saquinho, sem dobrar, ela vai colar nas laterais e vai dar muito mais trabalho.

    Elas não devem açucarar (a não ser que o ponto da calda esteja errado), mas é normal que melem e derretam após o período indicado acima.

    Beijos. Tia Sô

  9. Olá,
    A ) O cremor de tártaro é um pó branco, sem sabor e sem odor, que você encontra facilmente em supermercados na sessão de temperos ou em casas de doces, produtos para festas e embalagens.
    B ) Apesar de ter outras funções, a principal em confeitaria é estabilizar as claras quando batidas, especialmente quando serão submetidas à alguma fonte de calor, como suspiros que serão assados, pavlovas e tortas que serão finalizadas com um maçarico. O cremor de tártaro fará com que o merengue suporte o calor sem derreter.
    C ) Também é possível comprar online, como nas Lojas Americanas:
    http://www.americanas.com.br/produto/9781558/cremor-de-tartaro-com-50g-mix
    ou na Loja 1001 Festas:
    http://www.1001festas.com.br/confeitaria/preparos-e-misturas/cremor-de-tartaro-mix-50g

  10. Olá Kelly. Não há nenhum segredo. Basta você, após preparar a calda, aguardar as bolhas maiores se dissiparem e introduzir as maças, uma a uma, bem devagar. Evite chacoalhar a maça na panela. Se quiser, também pode colocar a calda com a ajuda de uma colher grande, o que também ajudará a deixar um acabamento mais liso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *