Adoro brócolis, basicamente, de todas as formas, mas especialmente al dente, que também acaba sendo mais nutritivo. Mas também adoro daquele molho verde criado pelo seu cozimento excessivo. Esta receita mistura os dois tempos de cozimento dos brócolis, preparando a massa na mesma panela e misturando-os junto com um rápido azeite com alho. Um prato simples e rápido para um almoço ou jantar para quem dispõe de pouco tempo.
INGREDIENTES
- Sal
- 4 ou 5 xícaras de floretes e caules mais tenros de brócolis
- 450 gramas de massa curta de sua preferência (utilizei cavatelli – Veja “Nota” abaixo)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 3 dentes de alho grandes picados
- 1 xícara de parmesão ralado
PREPARO
1. Ponha uma panela grande de água salgada para ferver. Encha uma tigela grande até a metade com água gelada.
2. Cozinhe o brócolis em água fervente por 3-4 minutos, até ficarem bem macios além do ponto de al dente, mas não moles. Com uma escumadeira transfira-os para a água gelada para dar-lhes um choque de temperatura e preservar a bela cor verde.
3. Ferva novamente a água salgada e junte o macarrão. Cozinhe de acordo com as recomendações da embalagem. Reserve cerca de 1 xícara de líquido do cozimento da massa numa xícara refratária, em seguida escorra.
4. Aqueça uma frigideira grande em fogo médio. Junte o azeite e aqueça até começar a trepidar, quase fumegando. Adicione o alho e refogue por cerca de 1 minuto em fogo baixo, sem deixar o alho dourar ou queimar.
5. Acrescente o brócolis à panela com a massa e misture com um pouco do líquido do cozimento, se a mistura parecer muito seca.
6. Sirva imediatamente, polvilhando parmesão, de preferência ralado na hora.
NOTA
✅ Cavatelli é uma massa tradicional do sul da Itália, onde é chamado também de capunti. São feitos de uma mistura de sêmola de trigo duro e água (às vezes até com batata), com forma ligeiramente alongada e oca, por isso os cavatelli recolhem bem o molho que os acompanha. São degustados e servidos com molho de carne ou com vegetais como brócolis.