No mês passado ganhei um presente precioso, como relatei por aqui, ao receber da leitora
@tessasurian uma caixa de receitas guardadas cuidadosamente, ao longo da vida, por sua mãe Sarah dos Santos Lima Rocco. E depois soube que algumas coincidências fizeram herdar essa preciosidade, que pretendo honrar com muito carinho.
Dona Sarah faleceu com 90 anos, em 2016. Durante a maior parte da sua vida, sempre foi muito interessada em alimentação e artesanato. Sua filha Tessa conta que “era excelente declamadora em sua juventude (coisa q nem existe mais há muito)”. Como era difícil conseguir receitas em tempos sem internet, e quem tinha uma receita sensacional, não partilhava, ela começou a colecionar as receitas de jornal, revistas, de amigas… Enfim, onde houvesse possibilidade ! Me vejo nela 🙂. D. Sarah era a Tia Sô raiz …
A leitora conta, ainda, que as festas comemorativas eram sempre na casa da mãe. E aí se reuniam as duas filhas, genros, netos e amigos . “Aí, ela fazia as receitas deliciosas que coletara ao longo dos anos. E assim, resultou uma coleção infinita de receitas recortadas, revistas, livros etc”, revela.
Era muito criteriosa com os ingredientes e exigia que fosse tudo natural . Foi macrobiótica por muitos ano, o que lhe valeu chegar aos 90 anos. E a filha conta mais : “O molho de tomate dela é inesquecível!!! Assim como o tomate seco ! Fazia brigadeiros, beijinhos de coco e abacaxi, musses, bolos… adorava fazer coisas diferentes! E ver a cara das pessoas quando adoravam a comida dela a enchia de alegria!!!”
Conto tudo isso para revelar a chegada de novas caixas (sim, caixas !) da coleção de receitas de Dona Sarah. Recebi na terça-feira e estou aos poucos garimpando “velhas novidades” .
Mas como sou legal com vocês, não serei egoísta. Farei algumas das receitas favoritas dela, como o bolinho de bacalhau e o molho de tomate especial. E, pensando como compartilhar essa riqueza, decidi criar uma seção no blog chamada de ” Acervo de D. Sarah”, na qual vou reproduzir na íntegra as receitas mais curiosas, difíceis e improváveis. Tenho certeza que, assim como eu, todos vão se apaixonar por esta coleção.
E, por justiça, mais uma vez, quero registrar meu agradecimento à sua filha Tessa Surian pelo desprendimento e gentileza, representados pelo gesto de abrir mão dessas preciosidades para que muitos possam conhecer.
Muitíssimo obrigada !
Queremos muito honrar a memória afetiva e os sabores de sua mãe. Beijos !
Eu também colecionava recortes com receitas,aos poucos estou desapegando.
Entendo. É cada vez mais difícil conseguir tempo e espaço para essas lembranças, mas, em homenagem a D. Sarah, aos poucos vou selecionar e digitalizar os recortes para poder compartilhar com as leitoras. Bjs
Quero saber desse molho de tomate da dona Sarah😋
Acompanhe as postagens pelas redes sociais. Em breve vou reproduzir o molho e passar a receita. Bjs