Trago um bolo, que é receita retrô total, puros anos 1970, mas que vai bem a qualquer hora, do lanche à mesa da festa. A origem é incerta, mas acredita-se que surgiu nos estados do Sul do país. E o nome se deve, evidentemente, à aparência do bolo depois de pronto, em função da forma retangular e do côco ralado em grande quantidade.
Possui inúmeras variações, mas a que vou compartilhar é básica, com ingredientes simples (coco ralado, o leite condensado e o leite de coco), mas igualmente saborosa. Toalha Felpuda ou bolo de coco gelado é uma delícia. Prático de preparar, o bolo é feito no liquidificador e a calda não vai ao forno. Faça já e tenho certeza que aqueles que não conhecem vão adorar e os que conhecem sentirão uma gostosa nostalgia
INGREDIENTES
Para a massa
● 2 xícaras de chá de açúcar
● 2 xícaras de farinha de trigo
● 5 ovos
● 1 xícara de chá de chá de leite
● 2 colheres de sopa de sopa de coco ralado
● 1 colher de sopa de fermento em pó
● 2 colheres de sopa de manteiga sem sal amolecida (em ponto de pomada)
Para a cobertura
● 1 lata de leite condensado
● 200 mililitros de leite de coco
● 1 xícara de coco ralado
PREPARO
1. Aqueça o forno a 180ºC, unte com manteiga ou desmoldante uma assadeira pequena de 20 x 30 cm.
2. Bata no liquidificador os ovos, o leite, a manteiga (em ponto de pomada) e o açúcar. Você deve bater só até os ingredientes ficarem homogêneos.
3. Peneire a farinha de trigo em uma vasilha. Misture o fermento e reserve.
4. Despeje a massa batida e misture até que fique uniforme.
5. Por fim, adicione o coco ralado. Misture.
6. Coloque na forma untada e leve para assar, por cerca de 30 a 35 minutos, ou até que o bolo esteja crescido, firme e dourado (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Cobertura e finalização
1. Misture o leite de coco com o leite condensado (não precisa levar ao fogo).
2. Com o bolo ainda quente, Retire o bolo do forno e, com uma faca, divida em quadrados, mas sem retirar os quadrados da assadeira (é só pra facilitar, pois é complicado cortar o bolo já umedecido).
3. Fure o bolo ainda quente com um garfo em toda a superfície para líquido penetrar com facilidade, então regue com a calda, deixe amornar por 5 minutos e polvilhe bastante coco ralado.
4. Cubra com filme plástico ou papel alumínio e leve à geladeira por pelo menos 3 horas. Sirva
DICAS
☆ Embrulhe – Se desejar, ao final do tempo, retire os quadrados de bolo da assadeira, role cada um deles no coco ralado e embrulhe no papel alumínio, deixando sempre o lado brilhante em contato com o alimento.
Olha eu fiz no dia 28/10, mas não gostei…primeiro por que nos ingredientes fala da manteiga sem sal amolecida, no modo de fazer pede pra bater no liquidificador a manteiga em ponto pomada.
Achei que a massa fica pesada,…experimentei, mas vou continuar com a receita antiga, na batedeira.
Olá Rosângela. Agradeço suas observações. Realmente, há várias versões para este clássico da confeitaria. Se quiser compartilhar seu modo de preparo, adoraria aprender. Bjs