BOLOS DOCES recheios tortas

TORTA MESCLADA

Tenho uma prima-irmã chamada Vânia. Isto porque, como meus pais eram professores e trabalhavam em período integral, passei todos os dias, até os três anos, sob os cuidados de minha tia Nelci, que passou a ser minha segunda mãe. Quando esta minha tia casou e teve sua primeira filha, Vânia, naturalmente acompanhei seus primeiros anos de perto e passei a considerá-la como uma irmã; um sentimento recíproco que nos acompanhou por toda a infância de travessuras e até a idade adulta. E a receita de hoje tem um valor especial  por ser “o bolo da vida” da Vânia.  Ela adora e sou incumbida a fazer em todos seus aniversários. 

Não  bastasse, a Torta Mesclada é  uma daquelas receitas tradicionais das famílias  brasileiras e foi onipresente nas festas dos anos  80. Era tão  amada  que seus fãs  nem se importavam para o fato de não  ser, na verdade, uma torta, mas sim um bolo recheado. Hoje alguns chamam de bolo mesclado, pois  trata-se de um bolo branco, com recheio leve de creme a base de leite condensado e baunilha,  coberto de merengue e uma pasta de chocolate.
INGREDIENTES 
Massa do Bolo
● 5 ovos pequenos  ou 4 grandes.
● 2 xícaras (chá) de açúcar
● 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
● 1 xícara (chá) de leite fervente
● 1 colher (sopa) de fermento químico
gota de baunilha a gosto
Creme Belga
● 1 litro de leite
● 3 gemas
● 3 colheres de amido de milho ou 24 gramas
● 1 lata de leite condensado
● 1 colher de chá  de baunilha
Cobertura Branca
● 3 claras de ovo (tamanho médio e em temperatura ambiente)
● 2 xícaras de chá de açúcar refinado
● 1 xícara de chá de água
Cobertura de chocolate
● 3 colheres de sopa de chocolate em pó
● 2 colheres de sopa de margarina
● 2 colheres de sopa de leite
PREPARO 
Massa do Bolo
1. Bata as claras em neve, com uma pitada de sal. Aqui cabe uma explicação  : esse truque da vovó de adicionar um pouco de sal  deve ser usado com cuidado. Isso porque o sal diminui a umidade do meio e aumenta a solubilidade das proteínas, então quando adicionamos uma quantidade maior do que uma pitada ele tende a desestabilizar as claras. Cuidado.
2. Em seguida,  acrescente as gemas, uma a uma. Bata bem após cada adição.
3. Junte o açúcar e a baunilha e continue a bater até obter um creme bem branco.
4. Diminua a velocidade da batedeira e ponha a farinha de trigo peneirada, alternando com o leite.
5. Acrescente o fermento e mexa delicadamente.
6. Despeje em uma forma grande, untada e polvilhada com farinha de trigo, e asse em forno médio (170 ºC a 190 ºC), preaquecido, até dourar a superfície. Aqui utilizei 1 forma de 20 cm de diâmetro por 5 cm de altura. A sobra ainda rendeu uma forminha de “bolo inglês”, de  250 gramas, com  17 cm de largura x 8 cm x
4 cm de altura.
Creme Belga
1. Em uma tigela, separe 200 ml de leite e misture as três  gemas e todo o amido de milho. Incorpore os ingredientes e reserve. 
2. O restante do leite  (800 ml),  leve ao fogo, junto com o leite condensado, em fogo médio. Quando estiver quase fervendo, mantenha  no fogo e acrescente a mistura de leite, gemas e amido de milho; mexendo  sempre com um fouet até  engrossar. Ao final, quando tirar do fogo,  acrescente a baunilha e mexa apenas para homogeneizar .  
3. Coloque num recipiente e cubra com plástico  filme encostado, até esfriar. Se tiver pressa, pode colocar na geladeira. 
4. Na hora de usar, bata com mixer ou batedeira até  obter um creme liso e brilhante.
Cobertura Branca
1. Em outra panela, colocar o açúcar e levar ao fogo médio para amorenar.
2. Juntar a água e mexer até incorporar o açúcar. Deixar fervendo até virar uma calda em ponto de fio.
3. Enquanto isso, bater as claras em neve e quando a calda estiver no ponto, adicioná-la nas claras e continuar batendo até esfriar.
Cobertura de chocolate
1. Coloque numa panela as 3 colheres de chocolate em pó, mais as 2 colheres de margarina, as 2 colheres de leite;
2. Deixe no fogo até a margarina desmanchar.
Montagem 
Quando o bolo ficar pronto corte no meio coloque o recheio, a cobertura branca em cima, e a cobertura de chocolate em cima da branca, mas faça movimentos circulares para produzir o efeito mesclado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *