doce caseiro receita antiga receitas do sul vinho

SAGU DE VINHO SOLTINHO

Nunca gostei de sagu ! Achava a textura estranha e, quando serviam na escola, mais parecia um bloco de goma do que uma sobremesa. Mas quando conheci esta receita, fiquei apaixonada pelo resultado.

Feito dessa maneira, as bolinhas ficam completamente soltas (sem nada daquela goma característica) e você pode comer quente ou frio. Fica uma delícia e, se quiser experimentar, deixo no final o preparo de um creme de baunilha que serve de acompanhamento e que é muito apreciado nos estados do Sul.

▶️ INGREDIENTES

● 3 litros de água

● 4 xícaras de chá de vinho tinto seco ( medida padrão de 240 ml) – prefiro de uva bordô

● 2 xícaras de chá de sagu

● 1 xícara de açúcar refinado

● canela em pau e cravo da Índia a gosto

▶️ PREPARO

1. Coloque toda a água numa panela grande e deixe até levantar fervura

2. Acrescente as bolinhas de sagu e deixe ferver por 30 minutos, destampada. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo.

3. Após, coloque a tampa e deixe descansar por 60 minutos. Não pule esta etapa, pois é importante para as bolinhas terminarem de crescer.

◇ Terminado o tempo, o sagu deve estar completamente transparente

4. Na sequência, despeje agua fria na penela e mexa para começar a soltar. Pegue um escorredor de macarrão ou uma peneira de furo largo e despeje as bolinhas, lavando em água fria até desprender totalmente a goma que as une.

◇ É necessário lavar várias vezes até que que o sagu esteja limpo e soltinho. Passada esta fase, o volume reduzirá bastante e restarão apenas as bolinhas transparentes.

5. Na mesma panela grande, coloque o açúcar, o vinho tinto, os cravos, a canela em pau (quebrada em pedaços menores) e o sagu.

6. Deixe aquecer e, assim que levantar fervura, conte dez minutos.

7. Vencida essa etapa, o sagu e o vinho estarão perfumados com as especiarias e as bolinhas soltinhas. Experimente e acerte o açúcar ao seu paladar.

✅️ DICAS

◇ Groselha – Embora o álcool do vinho evapore durante o preparo, você pode substituir por groselha, na mesma quantidade. Mas nesse caso, reduza o açúcar a 1/2 xícara de chá (120 ml) e, se necessário, acrescente mais algumas colheres ao final.

◇ Nos Estados do Sul, há o hábito de servir o sagu com um creme de baunilha. Os ingredientes são : 1 litro de leite; 2 colheres de sopa de amido de milho; 3 colheres de sopa de açúcar de baunilha e 1 colher de sobremesa de essência (ou extrato) de baunilha.

☆ Coloque o leite para ferver. Em outra vasilha, misture o amido de milho, o açúcar e um pouco de leite frio e misture até dissolver bem, para não ficar embolado. Quando o leite tiver fervido, junte-o à mistura aos poucos, sem parar de mexer. Continue mexendo por cerca de cinco minutos. Desligue, acrescente a vaunilha e deixe esfriar. Refrigere e sirva com o sagu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *