Há tempos tinha vontade de comer manjar, lembrando os doces de minha infância, mas seduzida pela idéia de adaptá-lo a uma versão adulta. Depois de ver algumas receitas, cheguei a esta que me pareceu perfeita para quem gosta de manjar com sabor real e não apenas uma triste lembrança do uso excessivo de amido de milho. Nela vai coco ralado, leite de coco e leite condensado e, para a calda, ameixas e um bom vinho tinto suave.
Decidi fazer apenas meia receita, pois meu marido fez cara feia quando anunciei o doce, explicando que “não gosta muito” de manjar. Não me desanimei, dei de ombros, proferindo minha sentença mortal : “Então vou fazer só pra mim! E VOCÊ não vai comer.” Já descendo a escada, só ouvi um grunhido : “Peraí, não é assim!”. Cruel!? Não. É que quando sou má, eu sou muito boa; mas quando sou gulosa, sou melhor ainda.
No final, ele provou e aprovou a receita, concluindo que, como eu aliás, não gostava mesmo é do gosto estranho de manjar com muito amido.
Quem preferir um sabor menos intenso de coco, basta suprimir o coco ralado e manter os demais itens. Outra coisa, a característica desse manjar é a cremosidade e não a firmeza, pois uma consistência mais firme exigiria uma maior quantidade de amido. Por esta razão, depois de apurado, despeje em pequenas formas (porções individuais), pois se colocar numa travessa grande ele vai rachar quando for desenformado.
INGREDIENTES
- 1 lata de leite condensado (de preferência Leite Moça)
- 2 latas de leite integral
- 200 ml de leite de coco (ou uma garrafinha)
- 4 colheres de amido de milho (Maizena)
- 100 gramas de coco ralado úmido e adoçado (um saquinho)
- 200 gramas de ameixa sem sementes
- 3 colheres de açúcar
- 1 xícara de vinho tinto suave
NOTAS:
2. Vinho – Utilizei o vinho tinto licoroso doce elaborado com uvas bordô da Vinícola Durigan, que fica em Santa Felicidade, em Curitiba (PR). Este, na verdade, é o único vinho tinto licoroso que conheço e é uma verdadeira delícia. Vale a pena experimentar.
PREPARO