dicas DOCES forno gemas ovo ovos perguntas quindão quindim SOBREMESAS técnicas truques

QUINDÃO FÁCIL

Minha receita de Quindim Tradicional (confira aqui) é uma das mais acessadas no blog, mas sempre digo que este é um doce muito delicado e que mesmo quem trabalha com confeitaria se depara com alguns fora do padrão desejado para a comercialização. Tanto é assim que acabei fazendo outra postagem apenas com Dicas & Respostas (confira aqui) para as dúvidas mais comuns sobre o preparo. E hoje recebi a seguinte mensagem : Faço quindim pra vender, há mais de 8 anos, e quando faço quindão eles racham. Tenho cuidado com o tempo de assar, mas quando vou desenformar  dá uma tristeza…” Respondi à leitora que os cuidados com as unidades pequenas as vezes não são suficientes para a versão maior. Tanto que utilizo receitas diferentes para um e outro, adaptando ao tamanho e tempo de cozimento.


Compartilhei minha preparação favorita para quindão e decidi deixar registrado no blog para que todos possam experimentar. Espero que gostem ! Bjs da Tia Sô.  😘


INGREDIENTES


Para a Massa

● 70 gramas de coco ralado seco 

● 110 ml de leite de coco 

● 110 ml  de água 

● 100 gramas manteiga sem sal 

● 20 gemas  de ovos grandes (usei gemas pasteurizadas :  370 gramas) 

● 370 gramas de açúcar refinado

Para a forma

● 2 colheres de sopa de manteiga sem sal

● 2 colheres de sopa de açúcar refinado

PREPARO

1. Coloque o coco ralado seco (não pode ser em flocos, pois altera a textura do doce)  num recipiente. Acrescente o leite de coco e a água e mexa apenas para unir os ingredientes e hidratar o coco. 

2. Em seguida, coloque a manteiga sem sal e as 20 gemas (370 gramas), que devem ser despejadas em uma peneira. Nesse ponto, cuidado : não pressione as gemas para agilizar o processo. Apenas fure-as  e deixe que escorram naturalmente para a tigela, descartando a sobra que ficar retida na peneira.

3. Mexa todos os ingredientes com uma espátula ou colher de pau, cuidando para dissolver bem e incorporar a manteiga. 

4. Acrescente todo o açúcar refinado e misture bem. Não se preocupe, pois o resultado é uma mistura bem líquida. 

5. Unte a assadeira de 20 cm de diâmetro por 5 cm de altura  com manteiga, pois isto garantirá que seu doce desenforme sem grudar. Utilize duas colheres de sopa de manteiga (parece muito, mas é isso mesmo !). Espalhe com cuidado por todo o interior da assadeira, especialmente no fundo. Complete espalhando bem duas colheres de sopa de açúcar refinado.

6. Coloque na assadeira e leve para assar em banho-maria, em forno pré-aquecido a 200 graus. Não se esqueça de colocar água já quente. 

7. Se estiver usando um forno elétrico, ligue apenas a resistência inferior e deixe por aproximadamente 1 hora. Lembre-se, também, de colocar a assadeira na grade mais baixa e de conferir o volume da água, que deve cobrir metade da altura da forma. 

8. Retire do banho-maria, aguarde 15 minutos e desenforme ainda quente. Passe uma faca fina em toda a lateral. Coloque um prato de servir sobre a forma e vire rapidamente.

DICAS

Para uma cor mais intensa, prefira “ovos caipiras”.

✅ Quando for colocar a forma do quindão dentro de outra forma maior, para o banho-maria, acrescente um pouco de vinagre à água (cerca de uma colher de sopa). Isto ajuda a evitar que a assadeira fique escura ao final do cozimento.

✅ Se desejar, substitua a água pela mesma quantidade de leite integral ou leite de coco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *