Vou lhes dizer a verdade : não gosto de pão caseiro. Sou do time do pão francês ou da baguette de casca crocante. Também duvido de receitas com muito fermento instantâneo, pois já tive péssimas experiências com pães exalando cheiro de fermento. Mas este preparo, descoberto e feito regularmente por minha mãe me surpreendeu. Os pães ficam supermacios, suaves e servem tanto para comer no café, como para serem servidos como doces, banhados em leite condensado e coco.
Se você gosta de pão, só faça! Não vai se arrepender.
INGREDIENTES
● 500 ml de leite morno
● 2 ovos inteiros
● 2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina)
● 5 colhes de sopa de açúcar
● 1/2 colher de sopa de sal
● 20 gramas de fermento biológico seco
● 4 colheres de sopa de leite pó
● 1 kg de farinha de trigo, aproximadamente
(ou mais caso seja necessário ao sovar)
PREPARO
1. Separe uma bacia ou outro recipiente grande.
2. Com o auxílio de um garfo bata ligeiramente os dois ovos em separado e reserve.
3. Dissolva o fermento e açúcar no leite, em seguida acrescente a manteiga, o sal e os ovos.
4. Acrescente aos poucos farinha e vá misturando até a massa ficar homogênea e desgrudar das mãos (aqui às vezes é necessário mais farinha até que isso aconteça).
5. Coloque na mesa e sove por cerca de 10 oa 15 minutos, até que se forme uma bola uniforme, lisa e elástica.
6. Cubra a massa com um pano, deixe descansar até dobrar de volume. (paciência!). Este tempo pode variar, de acordo com a temperatura e umidade do ar da sua cidade, mas dificilmente ocorrerá em menos de meia hora. Minha mãe usa o velho truque da bolinha de massa num copo d’água e sempre funciona.
7. Depois, aperte a massa para retirar o ar e divida em bolinhas, de acordo com o tamanho que deseja para os pães. Você pode usar uma balança para isso ou abrir a massa com as mãos mesmo, buscando fazer um círculo. Corte em “X” e, em seguida, cada triângulo mais yma ou duas vezes.
8. Modele os pães como preferir ou em bolinhas com aproximadamente metade do tamanho de um pão de hamburguer. Novamente cubra e aguarde dobrarem de volume. Mais meia hora ? Talvez.
9. Enquanto isso, ligue o forno a 180 graus.
10. Distribua os pãezinhos em formas untadas e enfarinhadas, e leve ao forno pré-aquecido até dourarem.
11. Depois de assados e ainda quentes passe manteiga sobre os pães, isto deixará a casca macia e brilhante.
12. Mas minha mãe faz, com o mesmo pão, uma variação “gordice” : na hora de servir, fatia o pãozinho, despeja leite condensado e coco ralado.
DICAS
◇ A medida de farinha é aproximada pois depende da capacidade de hidratação da marca que estiver usando. No caso da maioria das marcas nacionais, será usado cerca de um1 quilo. Mas não se preocupe de sua massa usar um pouco menos ou exigir além disso.
◇ Truque da Bolinha – O teste da bolinha consiste em colocar uma pequena bolinha da massa em um copo de água, ao mesmo tempo que esta vai oara o desxanso. Quando a bolinha de massa subir o preparo esta pronto para a proxima fase ñ para levar ao forno.
◇ Importante: o tempo de crescimento dos pães varia de acordo com a qualidade dos ingredientes e o clima, não há como definir um tempo padrão. Se não esperar nas duas etapas de descanso a massa (no mínimo) dobrar de tamanho isto comprometerá a leveza e a maciez.
◇ Se desejar, antes de assar bata um ovo e pincele os pães.