compotas conservas damasco DOCES geleia vídeos

GELEIA DE DAMASCO COM LARANJA (SEM PECTINA)

Damasco é meu sabor favorito de geleia. E o melhor é que você pode fazer o doce de damasco seco em qualquer época do ano e tem um sabor tão bom quanto quando você usa damascos frescos. Além disso, é tão fácil que nem vai acreditar ! E saiba que os damascos secos contêm mais vitaminas, minerais e fibras do que os frescos. Serão apenas duas etapas : hidratação e cozimento. Primeiro, mergulhe os damascos secos  para reidratar a fruta, ou seja, trazê-la de volta à vida, por assim dizer. Despejo água fervente sobre os damascos e deixo-os absorver o máximo que puderem durante a noite, mas se estiver com pressa desesperada para fazer sua geleia, deixá-los por cerca de 6 horas será suficiente. Uma vez que os damascos tenham absorvido o máximo de água possível, é hora de cortá-los (ou triturá-los no processador). Daí, bastará levar ao fogo e apurar até o ponto desejado.


Não usaremos 
a pectina industrializada, que é comum na produção de compotas, pois o damasco já é rico nesta substância. E é a pectina que tem a capacidade de formar um gel viscoso quando misturada com água e algum ácido, próprio para espessar compotas, geleias e cremes.  
Vamos lá. 

INGREDIENTES

  • 300 gramas de damascos desidratados
  • 250 ml de suco de laranja levemente aquecido
  • 150 gramas de açúcar
  • 50 ml de vinagre (ou suco de limão)
  • 1 xícara de suco de laranja

PREPARO

1. Despeje água fervente sobre os damascos e deixe de molho durante a noite ou por pelo menos 6 horas

2. Corte os damascos em pequenos cubos ou, caso queira uma geleia mais lisa, bata os damascos no processador de alimentos

3. Se seus damascos ficaram reidratando por 24 horas, possivelmente terão absorvido todo o líquido. Caso contrário, adicione as frutas e o restante do suco de imersão na panela junto com o açúcar e o vinagre (ou suco de limão). 

4. Aqueça suavemente até que o açúcar se dissolva e acrescente metade da xícara de suco de laranja adicional. Dependendo da variedade ou do tempo do damasco, será necessário acrescentar toda a xícara, mas faça isso aos poucos. 

5. Ferva em fogo médio ou baixo, mexendo com regularidade para evitar que o açúcar que se deposite no fundo e queime .

6. Após cerca de 40 minutos, se sua geleia ainda não estiver no ponto ideal (com os pedaços de damasco bem moles), acrescente o restante do suco e continue mexendo. Quando a fruta estiver se desfazendo ao toque, estará perfeita. 

7. Nessa altura, você deve escolher a textura desejada. É possível deixar a geleia mais líquida e “pedaçuda”, assim como podemos processá-la  com mixer o liquidificador para um produto mais liso. Caso prefira bater, retorne em seguida ao fogo até que, ao levantar a colher, ela não pingue. Outra maneira de identificar o ponto e passar o dedo sobre as costas da colher : se o caminho ficar marcado, sua geleia estará pronta. 

8. Caso pretenda vender ou presentear, coloque em frascos esterilizados.

NOTAS

✅ Rendimento:  670 gramas
Água ou Suco de laranja ?  O líquido para hidratação é de livre escolha. Já fiz das duas maneiras e a geleia ficou igualmente gostosa. Mas o suco de laranja confere um sabor mais delicado .
Açúcar – Geralmente as geleias utilizam a mesma quantidade de fruta e de açúcar. Por exemplo : 300 gramas de damasco e 300 gramas de açúcar. Mas, para meu paladar, o excesso de dulçor escondo o sabor da fruta e prefiro cortar pela metade. Mas fique à vontade para colocar mais açúcar que o indicado, de acordo com sua preferência. 
Durabilidade – Conservar a geleia pronta por até 2 meses, fechada a vácuo, em temperatura ambiente; por até 6 meses no congelador e após aberta por 15 dias na geladeira.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *