Quem resiste a uma galinhada ? Até eu, que não sou muito fã de frango, adoro esse prato icônico da culinária caipira brasileira. Parte do sucesso está na facilidade do preparo, no preço dos ingredientes e na combinação de temperos. E a maneira que vou lhes mostrar, ainda que não seja a tradicional, potencializa o sabor da carne, pois é baseada num caldo intenso, que empresta sabor ao arroz.
Diz a história que a galinhada surgiu com os bandeirantes que exploravam o interior do Brasil em busca de ouro, especialmente em Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Com o tempo, virou até prato de restaurantes famosos e é uma refeição que não necessita de outros acompanhamentos. Então, que tal fazer ainda hoje?
INGREDIENTES
● 1,5 de frango em pedaços
● 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz branco
● Cebolinha e salsinha picadas
● 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou banha de porco
● 2 tomates
● 2 cebolas (pode ser uma branca e outra roxa), cortadas em cubos
● 4 folhas de louro
● pimenta de cheiro (verde), biquinho ou dedo de moça à gosto
● 5 dentes de alho
● 100g de bacon cortado em cubos
● Açafrão, cúrcuma ou colorau
● 1 pimentão vermelho, sem sementes, cortado em cubinhos
● 4 tomates maduros, sem sementes, cortados grosseiramente.
● Óleo
● Sal
● Pimenta do reino
PREPARO
1. Primeiro, coloco água para esquentar numa panela grande, com um pouco de sal .
2. Se estiver usando frango inteiro, corte-o em pedaços, mas descarte apenas as gorduras em excesso. Utilize os pés, asas e o pescoço, pois contém colágeno, que enriquecerá o caldo e unirá os sabores.
3. Coloque todas as partes diretamente na panela com água, inclusive o peito. Mas este deve ser retirado antes pra não ressecar. Acrescente 2 folhas de louro e a somente a pele inteira do bacon, que ajudará a temperar.
4. Com 15 minutos, retire o peito ( se estiver usando) e a carcaça, e reserve. Conte de 20 a 25 minutos para as demais partes e também retire e coloque tudo numa assadeira grande. Deixe apenas a pele do bacon, os pés, o pescoço e reduza para fogo baixo.
5. Em uma panela também grande coloque um pouco de azeite ( ou banha) e o bacon. Mexa por três minutos, ou até que esteja dourado, e apague o fogo.
6. Desfie as partes do frango, especialmente do esqueleto. Os ossos que forem sobrando, retornam para a panela com água, assim como a carcaça, pois ainda têm sabor que precisa ser aproveitado. Descarte só as peles.
7. Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta do reino. Esquente novamente a panela com bacon e doure rapidamente o frango. A hora de retirar é quando começar a grudar no fundo da panela. Volte tudo pra assadeira.
8. Coloque mais um pouco de azeite na panela, acrescente as cebolas picadas e um pouco de sal para ajudar a limpar o fundo. Em seguida, entre com o alho, os tomates e o pimentão. Refogue bem para unir os sabores. Se necessário, pegue uma concha do caldo para limpar o fundo da panela.
9. Acrescente o tempero em pó que preferir (cúrcuma, colorau ou açafrão). Meia colher de sopa é suficiente. Misture bem .
10. Coloque o arroz, mexa por cerca de dois minutos e coloque as duas folhas de louro que sobraram.
11. Nesse momento, entra o caldo (no caso, três xícaras). Mexa e abaixe o fogo para o mínimo e coloque a tampa, deixando entreaberta.
12. Fique de olho, mas a partir de 15 minutos confira o cozimento do arroz e se ainda há caldo no fundo. Retire do fogo com o arroz ainda molhado, pois ajudará a “abraçar” os pedaços de frango.
13. Despeje o frango, a pimenta bem picadinha (se quiser. Substitua por molho de pimenta), e o cheiro verde. E está pronto. Se quiser, sirva com ovos fritos.
DICAS
☆ Apesar de muita gente gostar dos pedaços inteiros na panela, prefiro cozinhar os pedaços normalmente e depois soltar a carne dos ossos. Deixe apenas os menores ou compre coxinha da asa apenas com a finalidade de servir inteiras.
☆ Este preparo não desperdiça nada do frango. Até a carcaça serve para enriquecer o caldo.
☆ Se estiver usando galinha caipira, lembre-se que a carne é firme e precisará de mais tempo de cozimento.
☆ Evite comprar frango congelado e NÃO precisa lavar antes de começar o preparo.
☆ Não compre um tempero chamado de “açafrão da terra”, pois muitas vezes contém fubá na composição. Procure tempero puro.