Sinceramente me apaixonei por essa receita porque não tem complicações, basta jogar todos os ingredientes na tigela, ligar a batedeira por 10 minutos e fazer o que quiser nesse tempo. Também não precisa de recipientes especiais, pois pode medir tudo em uma tigela. Amo isso! Sempre quis um rosquinha norte-americana perfeita e usei a receita do mestre confeiteiro Michael Lim e valeu a pena. Fiz questão de seguir os passos com precisão e não me enganei, o resultado foi incrível. Esses Donuts ficaram realmente maravilhosos : leves, macios e saborosos. Você também pode usar a mesma receita para donuts glaceados ou ser criativo com o que quiser para cobri-los : chocolates ou confeitos.
INGREDIENTES
- 600 gramas de farinha simples
- 260 gramas de leite integral
- 2 ovos médios
- 11 gramas de fermento seco instantâneo
- 100 gramas de manteiga
- 40 gramas de açúcar fino
- 8 gramas de sal
- 8 gramas de açúcar baunilha
Mistura de açúcar (para revestimento)
- 1 quilograma de açúcar impalpável
- 1/2 colher de chá de sal
- 8 gramas de açúcar baunilha
PREPARO
1. Em uma tigela da batedeira, adicione todos os ingredientes e misture por 2 minutos em velocidade baixa até que todos os ingredientes estejam combinados e 8 minutos em velocidade média-baixa até que a massa fique elástica, em ponto de véu (peque um pouco de massa, abra, e ela tem que ter elasticidade para ficar transparente sem rasgar facilmente; se rasgar logo, precisa bater mais ).
2. Forme uma bola e coloque em uma tigela untada. Deixe a massa descansar em um ambiente quente coberto até dobrar de tamanho, cerca de 1 hora. Depende da temperatura ambiente.
3. Quando a massa dobrar, transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada, estenda-a com um rolo de massa até 1,2cm de espessura.
4. Usando um cortador de biscoitos, corte tantos donuts quanto possível e, em seguida, usando um cortador de biscoitos menor (se não tiver, use um bico de confeitar liso) retire o meio de cada donut, formando uma rosquinha. Transfira cada donut individualmente para um pedaço de papel manteiga, grande o suficiente para caber 1 donut nele.
5. Quando terminar de preparar o primeiro lote de donuts, deixe-os descansar cobertos até que cresçam 50%.
6. Enquanto isso, pegue o restante da massa, volte a formar e deixe crescer até que a primeira fornada comece a fritar.
7. Leve o óleo para fogo médio (160 °). Você deve ter óleo suficiente para os donuts flutuarem. Usei uma panela onde caberiam 2 donuts e tive que usar cerca de 500 ml de óleo.
8. Coloque os donuts no óleo junto com o papel manteiga ficando na parte inferior, espere alguns segundos e agora deve ser fácil tirar o papel. Frite cada rosquinha por um ou dois minutos de cada lado até dourar bem.
9. Logo antes de começar a fritar o primeiro lote, corte o segundo lote de donuts, deve ter cerca de 4-5 donuts lá e algumas sobras deformadas, que também podem ser fritas (elas ainda estarão gostosos !). Deixe o segundo lote crescer coberto até que o primeiro lote esteja pronto para fritar.
10. Deixe os donuts sobre uma grade ou papel-toalha para absorver o óleo extra.
11. Com os doces ainda mornos, passe sobre a mistura de açúcar e baunilha e você já terá prontos os tradicionais donuts norte-americanos. Mas separe alguns para decorar.
12. Depois que estiverem resfriados mergulhe-os no chocolate derretido, decore com os doces que quiser e deixe o glacê endurecer.