Perfeito quando as noites frias se aproximam, o chocolate quente é um sucesso no inverno, mas o golpe baixo comum em sua elaboração é usar amido como espessante. Você pode adicionar uma pitada de pimenta, canela ou um gole de rum, se quiser, mas para deixar a bebida cremosa e densa, é preciso de alguns itens extras com um pouco mais de tempo.
Para um chocolate quente simples, apenas dois ingredientes são necessários: leite e chocolate em pó. Porém, para uma bebida quente especial será preciso mais.
Não é necessário utilizar amido, basta acrescentar uma gordura de qualidade, como o creme de leite, e que não irá alterar o sabor como o amido faz. O ideal é utilizar leite integral de boa qualidade, mas também é possível fazer com bebidas lácteas vegetais como de aveia, amêndoa ou arroz.
Para ficar menos doce, o ideal é usar chocolate próximo de 70% (em pó ou em barra). E o ideal é bater no liquidificador ou mixer para dar mais corpo. Assim você consegue homogeneizar a gordura do leite com os demais ingredientes.
INGREDIENTES
● 200ml leite integral
● 50 ml de creme de leite fresco ou de caixinha
● 2 colheres sopa de chocolate em pó 70% cacau ou uma barra de 100 gramas de chocolate intenso de boa qualidade (usei Bendito Cacau Origens, com 65% cacau)
● 1 pitada de canela em pó
● Mel para adoçar
PREPARO
1. Bater todos os ingredientes no liquidificador para homogeneizar, se rstiver usando chocolate em pó. Se preferir a barra, junte os demais itens e coloque o chocolate na panela quando o leite começar a esquentar.
2. Depois de obter uma mistura homogênea, leve ao fogo, mexendo bem até engrossar.
3. Se preferir um leite cremoso, você pode utilizar um mixer. Outras opção eficiente para garantir cremosidade é usar uma prensa francesa, um utensílio usado para fazer café, mas que faz as vezes de cremeira, para transformar seu leite num creme suave.
4. Finalizar com cacau em pó ou canela.
DICA
✅️ Para uma versão adulta, basta adicionar 50 ml de conhaque, uísque ou licor Baileys no final.