Se você olha para a fruteira e percebe aquelas bananas muito maduras, que tem certeza que não vai comer, mas tem pena de descartar, está na hora de fazer este bolo delicioso. A aveia traz uma leveza e textura especiais, ao passo que o açúcar mascavo, as castanhas e a uva passa adicionam profundidade a cada fatia doce e úmida. Eu sou doida por banana, e este bolo, além de funcional, é ótimo para aproveitamento de ingrediente e o lanche perfeito para tomar com uma xícara de chá no café da manhã, um lanche ao longo do dia ou como uma sobremesa saborosa com um toque especial! E, se você não está consumindo açúcar por qualquer razão, basta excluir e terá apenas um sabor mais suave e uma coloração mais clara, mas igualmente atrativa. Para conhecer a versão light, acesse aqui. Vamos lá.
INGREDIENTES
- 4 bananas-prata ou nanicas (caturra no Sul do país), bem maduras
- 1/2 xícara (chá) de uvas-passas ou 70 gramas
- 3 ovos
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de aveia em flocos ou caixa de 170 gramas
- 2 colheres (sopa) de fermento
- 1 xícara (chá) açúcar mascavo
- 1 xícara (chá) de castanhas do Pará picadas ou 100 gramas
PREPARO
1. Unte uma forma pequena, polvilhe com farinha e reserve. Eu preferi uma forma que faz quatro mini-bolos.
2. Corte as bananas em rodelas e bata no liquidificador, com metade das passas, os ovos e o óleo. Colocar, no liquidificador, primeiro os ovos, o óleo e, depois, as bananas e o açúcar mascavo. Se os ingredientes sólidos forem primeiro, terá dificuldade em bater.
3. Em uma tigela, junte a aveia, a outra metade das uvas-passas, as castanhas picadas e o fermento.
4. Adicione a mistura cremosa dos ingredientes batidos no liquidificador aos ingredientes secos. Misture bem até formar uma massa homogênea.
5. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC durante 20 minutos ou até dourar. Deixe esfriar por alguns minutos e desenforme. Atenção : não tente tirá-lo ainda quente, pois vai quebrar.
Com uma sobra de massa, fiz pequenos cupcakes. Use a imaginação ! |
a ) Como já comentei aqui, há a alternativa de fazer vários bolinhos e, depois de frios, embalar individualmente e congelar. Quando o primeiro estiver acabando, basta tirar o segundo do freezer; b ) Armazene em temperatura ambiente em um recipiente fechado ou saco por 2-3 dias; c ) Se quiser que dure um pouco mais, basta colocá-lo na geladeira e ele vai durar cerca de uma semana. No freezer, preservam a textura e sabor por até três meses; d ) Como cada forno tem um jeito, além do dourado da superfície, sempre vale fazer o teste do palito ou de uma faca fina. Espete o bolo e se sair limpo, está pronto.
Gostei muito da aparência do bolo de banana, deve ficar uma delicia, vou tentar fazer. Agora uma pergunta, posso substituir o oleo pelo leite? Por favor me responda.
Olá. A função do óleo é auxiliar na junção dos ingredientes. Portanto, não será possível substituir por leite sem comprometer o sabor e a textura. Mas você pode trocar o óleo pela mesma quantidade de manteiga (recomendo que seja manteiga mesmo e não margarina).