Quer preparar um bolo macio e fofinho? Mais do que seguir uma receita à risca, é preciso compreender o papel de cada ingrediente no preparo de um bolo. A seguir, confira a função de cada um deles.
OVOS. Indispensáveis no preparo da receita, os ovos são ricos em proteína, e cada elemento deles tem uma função na receita. Enquanto a gema ajuda a dar liga e traz gordura e sabor para a massa do bolo, as claras (quando batidas em ponto de neve) absorvem o ar necessário para deixar o bolo macio. Na hora de escolher os ovos, opte sempre pelos mais frescos e quebre-os um a um separadamente.
FARINHA DE TRIGO. Responsável por trazer textura e estrutura para qualquer tipo de massa, a farinha de trigo é elemento fundamental no preparo de bolos. Mas, na hora de escolher, vale observar alguns detalhes. A farinha de trigo ideal para bolo é a que tem o menor teor de proteína – o oposto da farinha utilizada para o preparo de pães.
AÇÚCAR. O grande protagonista da confeitaria não poderia faltar na receita. O açúcar tem a função de trazer estabilidade para as receitas e conservar os alimentos por mais tempo. Mas é preciso utilizá-lo na medida certa, já que o excesso de açúcar pode atrapalhar a ação do fermento químico.
GORDURA. Seja manteiga ou qualquer tipo de óleo vegetal, a gordura é um ingrediente importante no preparo de um bolo. Além de responsável por trazer umidade e untuosidade para a receita, também é responsável pelo sabor. Na hora de escolher a gordura, vale optar por óleos mais neutros. No caso da manteiga, utilize as versões sem sal, para que você tenha a chance de escolher o percentual que deseja usar na receita, e com mais de 80% de gordura.
FERMENTO QUÍMICO. Composto de bicarbonato de sódio, fosfato monocálcico e pirofosfato ácido de sódio, o fermento químico é o responsável por fazer o bolo crescer. A partir do momento em que as substâncias entram em contato com o líquido da receita, o fermento libera gás carbônico, que, ao ser aquecido, se expande e faz a massa aumentar de volume. Há receitas que que utilizam isoladamente o bicarbonato de sódio, que age, da mesma forma que o fermento em pó. No entanto, caso seja utilizado em excesso, o bicarbonato pode deixar o seu bolo com sabor levemente metálico .