destaque pão

Baguete Caseira

A baguete é o maior símbolo alimentar da França, mas é um pão muito simples. Como todo pão, você precisa de farinha, água, sal e fermento ou uma entrada ou um poolish ou uma mistura de 2 dos 3 (poolish + entrada, por exemplo). Encontrar a baguete perfeita onde quer que você more pode ser um desafio. por isso mesmo, vale muito a pena fazer seu próprio pão.

Alguns preparos exigem até 3 dias para a completa maturação da massa. Mas não se preocupe, é possível fazer uma excelente baguete (que em francês significa “varinha”, “varinha” ou “bastão”) em 3 ou 4 horas.

Esta receita está no livro ‘Direto ao Pão’, do jornalista Luiz Américo Camargo, e segue uma linha clássica, com sovas, dobras, descansos e pré-modelagens. E, não vou mentir, dá um pouco de trabalho, mas valerá a pena a cada mordida; o resultado é uma massa leve, casca crocante e de perfeita digestão. O rendimento 4 baguetes.

▶️ INGREDIENTES

    Autólise

  • Massa

▶️ PREPARO

  1. Numa tigela grande, junte 320 ml de água e 430 g de farinha. Mexa, ligeiramente, com uma colher e deixe descansar por meia hora. Essa pausa é a chamada autólise, importante para que a farinha absorva bem a água e facilite a formação do glúten.
  2. Após, numa xícara, misture o fermento com o 30 ml de água em temperatura ambiente. Mexa bem e adicione à tigela, cuidando para raspar todo o fermento. Misture bem com uma espátula e, ao poucos, agregue o sal e a farinha ( 70 g ).
  3. Comece a sovar, apertando, esticando e dobrando a massa. Trabalhe até que ela esteja homogênea, lisa, elástica e apenas levemente pegajosa. Durante a sova, coloque a farinha aos poucos, mas não acrescente farinha extra. Sove por 10 ou 15 minutos, terminando na bancada para ter mais firmeza nos movimentos.
  4. Modele uma bola com a massa, acomode-a na tigela e cubra com um pano úmido ou plástico filme.
  5. A massa vai descansar, ao todo, por 1h30. Mas com dobras intercaladas: depois dos primeiros 30 minutos, dobre a massa 4 vezes, com movimentos ágeis – puxe a massa, dobre sobre ela mesma e gire a tigela até dar uma volta completa. Se necessário, use a mão levemente molhada. Deixe crescer mais 30 minutos, repita as dobras; e, por fim, mais 30 minutos (apenas o descanso).
  6. Depois das dobras e do descanso, despeje a massa crescida sobre uma bancada. Aperte a massa delicadamente, para sair o ar. E evite acrescentar farinha.. Divida a massa em 4 porções e faça uma bola com cada pedaço – essa etapa, chamada pré-modelagem, é importante para relaxar o glúten. Se a massa estiver muito pegajosa, molhe um pouquinho as mãos; isso facilitará os movimentos. Deixe as bolas na própria bancada, cubra com plástico e espere mais 30 minutos.
  7. Passada meia hora, modele cada bola numa baguete – dessa vez, pode polvilhar a bancada com um pouquinho de farinha. Estique a massa : puxe a massa pelas pontas para alongar. Depois, una as duas partes no meio e, com a ponta dos dedos, aperte bem para fechar a emenda. Quando terminar, role a massa sobre ela mesma, como se estivesse fazendo nhoque, para que a baguete fique com um formato bem regular, cilíndrico e comprido, com as extremidades mais pontiagudas.
  8. Transfira as baguetes para uma assadeira grande untada com azeite (se preferir, use um tapete de silicone), dando boa distância entre elas. Cubra-as com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
  9. Nesse momento, ligue o seu forno na temperatura máxima (240°C ou mais).
  10. Após o tempo de crescimento final, com uma lâmina (ou faca bem afiada), faça 3 ou 4 cortes em cada baguete, levemente inclinados e paralelos; sendo que no ponto onde termina um corte é onde começa o próximo. Leve a assadeira ao forno, borrife fartamente os pães e todo o redor deles com água e feche rapidamente a porta – essa umidade é importante para criar uma casca bem crocante.
  11. Asse, mantendo a atenção nas baguetes. Se seu forno for estável, talvez elas fiquem prontas em 15 ou 20 minutos. Caso contrário, é provável que leve em torno de 25 a 30 minutos – ou até que fiquem douradas. Tire, deixe esfriar um pouquinho e aproveite. 😊

✅️ DICAS

  1. Farinha – A farinha usada para baguete é normalmente “forte”, com cerca de 12 gramas de proteínas. Mais proteínas = mais elasticidade, perfeito para fazer baguete. Eu uso a farinha Venturelli ou Globo.
  2. Conservação – Para conservar essas baguetes por mais tempo congele assim que esfriarem, embalada em papel alumínio ou plástico próprio. Quando for consumir, coloque 15 segundos no micro-ondas e 4 minutos no forno pré-aquecido ou airfryer. Se quiser, borrife um pouco de água ao colocar no forno. E sua baguete estará como recém assada.
  3. Tempo de preparo – Entre 3h40 e 4 horas. Autólise de 30 minutos. Mistura e sova 10 minutos. Primeira fermentação 1h30, com dobras na massa a 30 minutos. Modelagem e segunda fermentação 35 minutos. Forno 25 a 30 minutos.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *