Não se sabe ao certo a origem do bolo formigueiro, mas é uma sobremesa que já era comum na época do Brasil colonial. E o fato é que sempre foi um doce inusitado, pois sua massa salpicada de chocolate parece mesmo que um pedaço de bolo foi atacado por formigas.
INGREDIENTES
- 240 gramas de farinha
- 360 gramas de açúcar
- 4 ovos
- 50 gramas de manteiga
- 200 ml de leite
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 150 gramas de granulado de chocolate
- uma pitada de sal (para as claras em neve)
PREPARO
1. Ligue o forno para o pré-aquecimento à temperatura de 180 graus
2. Separe as claras e as gemas e bata as claras em neve. Aqui uma dica : coloque uma pitada de sal nas claras, para que elas firmem por mais tempo. Bata em velocidade alta até que as claras estejam consistentes e você possa virar o recipiente sem que elas caiam. Reserve.
3. Bata as gemas, o açúcar e a manteiga em temperatura ambiente , até obter um creme liso.
4. Adicionar, alternadamente e aos poucos, leite e farinha de trigo já misturada no fermento em pó.
5. Fora da batedeira, com um fouet, adicione o granulado e mexa só até misturar.
6. Por último, incorpore as claras em neve. Não queremos tirar o ar (leia-se maciez) das claras, então misture em movimentos lentos, com uma espátula, de baixo pra cima.
7. Coloque em uma forma untada.
8. Leve para o forno pré-aquecido a 180graus. Deve estar pronto em cerca de 35 minutos, mas se você estiver usando uma forma de silicone, como a minha, o período de forno pode chegar a 65 minutos. Então, a regra é ficar de olho e fazer o teste do palito.
DICAS
- Se estiver usando uma forma de silicone, coloque esta sobre uma forma de pizza ou outra semelhante. O objetivo é facilitar o manuseio.
- Granulado – Use o melhor chocolate granulado que tiver, pois este garantirá o sabor do seu bolo e o perfume de chocolate derretido. Lembre-se : não se faz bolo bom com ingrediente ruim. Se desejar, pode usar granulado colorido para um bolo mais alegre ou, ainda, misturar os dois.
- Variação – É possível substituir o leite pelo leite de coco e terá um sabor surpreendente, sem mudar a aparência e a maciez.
- Forma – Use, de preferência, uma forma com buraco no meio. Se for comum, assará mais rápido. Mas as formas de silicone também funcionam bem, desde que você fique atenta ao ao tempo de forno e capriche no momento de untar com manteiga (ou desmoldante) e farinha de trigo.