Desde que aceitei o desafio de uma leitora para reproduzir uma receita do chef Lucas Corazza ( Cheesecake de Doce de Leite ), algumas pessoas passaram a achar que tenho um superpoder de desvendar receitas alheias. Claro que não !! 🙂 Mas meu marido se apaixonou pela foto um bolo que é sucesso na loja de Carole Crema, confeiteira e jurada do programa “Que Seja Doce”, da GNT ( foto abaixo). E como esta semana foi seu aniversário, decidi presenteá-lo e acho que cheguei a um resultado bem satisfatório : um bolo de amêndoas leve e úmido, encharcado com calda de Cointreau, com recheios de de geleia de damasco e doce de leite, coberto por merengue italiano e amêndoas laminadas.
A maior dificuldade foi criar um bolo de amêndoas úmido. Mas acrescentando doce de leite à massa e utilizando uma calda à base de licor e laranja, consegui uma deliciosa combinação de sabores. Experimente você também e me diga o que achou.
INGREDIENTES
Massa
● 100 gramas de açúcar ou 1/2 xícara
● 200 gramas ou 1 xícara de manteiga (ponto de pomada)
● 3 ovos
● 130 gramas ou 1 xicara de farinha de trigo
● 120 gramas ou 1 xícara de farinha de amêndoa
● 150 gramas ou 1/2 xicara de doce de leite ou calda de caramelo
● 2 colheres de chá ou 6 gramas de fermento em pó
● 1 colher de café ou 2 gramas de sal
Merengue
● 3 claras ou 102 gramas (em cada ovo grande, 34 gramas correspondente às ckaras)
● 180 gramas de açúcar
● 60 ml de água
Recheios
● 500 gramas de doce de leite de sua preferência
Eu cozinhei duas latas de leite condensado por 30 minutos, na panela de pressão
● Geleia de damasco
Calda
● 60 ml de licor de laranja (utilizei Cointreau)
● 100 ml de suco de laranja
Para decorar
● 1 xícara de amêndoas fatiadas ou lascas ( toste numa frigideira por alguns minutos antes de usar)
PREPARO
Massa de Amêndoas
1. Pré-aqueça o forno a 180 graus
2. Em um recipiente separado, misture as farinhas, o fermento e o sal. Reserve.
3. Leve o doce de leite ao fogo e mexa bem, apenas para que fique liso e maleável.
4. No bowl da batedeira, com o batedor globo, misture a manteiga e o açúcar.
5. Acrescente o doce de leite amolecido ( se preferir, pode usar calda de caramelo) e bata os ovos um a um.
6. Acrescente a mistura dos ingredientes secos ao bowl da batedeira e incorpore com delicadeza, utilizando uma espátula.
7. Despeje em uma assadeira de 20 cm de diâmetro polegadas previamente untada (eu utilizo desmoldante)
8. Asse em forno pré-aquecido a 180C até que o topo esteja levemente dourado e um palito enfiado no centro saia limpo, cerca de 25 minutos.
Merengue italiano
1. Em uma panela coloque toda a água e os 180 gramas de açúcar, tentando não encosta-lo nas bordas para que ele não grude, não queime e nem escureça sua calda. Se isso acontecer, molhe um pincel na água e pincele a borda da panela para tirar o açúcar que grudou.
2. Cozinhe em fogo baixo até atingir 117°C – ponto de bala mole. [Nesse ponto a sua temperatura também pode variar dependendo de qual concentração de açúcar você deseja utilizar. Quanto mais concentrado o açúcar, mais doce e mais duro ficará o seu merengue. O mais comum é variar entre 113 °C e 121 °C.].
3. Bata as claras em velocidade média- baixa. Quando o volume dobrar, jogue a calda de açúcar na temperatura desejada (117°C), deixando cair em fio contínuo, na lateral do bowl, evitando tocar no batedor. Faça isso com a batedeira em movimento.
4. Após acrescentar toda a calda, aumente a velocidade para média e deixe bater até o pico desejado. O ideal é o pico firme.
Procure começar a bater as claras um pouco antes de a calda estar pronta, pois quando atingir a temperatura ideal, você terá que retirar do fogo e colocar imediatamente na batedeira.
MONTAGEM
1. Quando o bolo estiver totalmente frio, corte em 4 fatias iguais. Para facilitar o corte, fiz a massa em um dia, refrigerei e cortei no dia seguinte.
2. Coloque a fatia base num prato ou “bailarina” e regue generosamente com a calda de licor e suco de laranja.
3. Passe a primeira camada de recheio de doce de leite, espalhando bem por toda a extensão do bolo. Procure nivelar com cuidado para um resultado melhor.
4. Coloque a segunda fatia de bolo. Regue novamente e distribua a geleia de damasco da mesma maneira.
5. Agora, após a terceira parte do bolo, volte a molhar com a calda e repita o recheio de doce de leite.
6. Por fim, acomode a tampa do bolo, regue com o restante da calda e coloque na geladeira por cerca de 30 minutos para que fique mais firme para decorar.
7. Após a refrigeração, espalhe a cobertura de merengue italiano por todo o bolo e alise para um melhor acabamento. Se tiver dificuldade ou preferir um efeito mais rústico, faça ondas com a espátula, cobrindo bem com o merengue, especialmente no topo.
8. Espalhe com as mãos as amêndoas laminadas (já tostadas) por toda a superfície e seu bolo estará pronto.
9. Se desejar, retorne para a refrigeração até o momento de servir. E, na hora de cortar, para uma fatia mais bonita, esquente uma faca fina com água quente, seque e corte. Mas volte a limpar a faca antes de fazer o segundo corte. E lembre de abrir caminho entre as amêndoas laminadas, para evitar que estas penetrem na massa.
Confira o vídeo da receita 👇