DOCES SOBREMESAS tortas uva

TORTA DE UVAS THOMPSON

A torta de uva é uma torta deliciosamente suculenta, doce e azeda . Tem uma bela e rica cor verde (das uvas) e amarela (do creme) e a textura macia e delicada.  É a torta perfeita para saborear com as frescas uvas da estação, que é justamente neste período da primavera. Mas você pode saborear esta torta em qualquer época do ano. Utilizei Uvas Thompson, também conhecida como ‘Sultanina’, ‘Sultana’ e ‘Kishmish’, por serem doces e sem sementes, mas você pode fazer perfeitamente com Uva Itália. Mas se puder, recomendo que compre a Uva Thompson, que é considerada a mais importante uva sem sementes no mundo.


Usar uvas sem sementes torna a preparação de sua torta muito mais fácil. No entanto, é possível usar uvas com sementes (se não lhe incomodarem) ou extrair estas sementes, cortando os frutos ao meio e organizando-os sobre a massa com a parte redonda para cima. A crosta amanteigada e crocante é uma atração à parte.

MASSA 

  • 250 gramas de farinha de trigo ou 1 xícaras e mais 2/3
  • 65 gramas de açúcar ou 1/3 de xícara
  •  uma pitada de sal ou 1/4 de colher de  chá
  • 150 gramas de manteiga sem sal (ou 2/3 de xícara), fria, cortada em cubos
  • 1 ovo grande
  • 2 colheres de sopa de creme de leite (prefira o fresco, mas pode ser o de caixinha).

No Processador de Alimentos 

1. Coloque no processador, utilizando as facas de metal, a farinha, o açúcar e o sal. Pulse só até misturar.

2. Com o processador ligado, acrescente o ovo e o creme de leite, Pulse até a mistura começar a se juntar. 

Método Manual 

1. Misture a farinha, o açúcar e o sal numa tigela ou numa superfície de trabalho. Abra um espaço para os cubinhos de manteiga ou esfregue-os com as mãos até a mistura ficar parecida com migalhas de pão.

2. Bata o ovo e o creme de leite numa tigelinha Junte-os à mistura usando uma colher de pau. 


Abrindo a Massa 

1. Coloque a massa sobre filme plástico e achate-a, formando um disco de 18 cm de diâmetro. E envolva no filme plástico. Leve à geladeira por no mínimo 30 minutos (ou até 48 horas).

2. Unte levemente com os dedos ou pulverize uma fôrma desmontável de 28 cm de diâmetro, se desejar desenformar. Mas eu preferi uma linda forma de cerâmica. Faça como achar melhor. 

3. Tire a massa da geladeira, remova o filme plástico e coloque-a numa superfície fresca. O ideal é fazer uso de uma pedra de mármore ou granito, pois estas, sendo frias, não deixam a massa amolecer muito rápido. Polvilhe um pouco de farinha nos dois lados da massa.

4. Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga, filme plástico ou tapetes de silicone, até ela ficar com 3 milímetros de espessura e cerca de 33 cm de diâmetro. De vez em quando, levante o filme ou papel e polvilhe um pouco de farinha para não grudar. Se, a qualquer altura do procedimento, a massa ficar mole demais, volte a colocá-la na geladeira até firmar. 

5. Retire a folha superior do plástico para transferir a massa para a superfície de trabalho. Polvilhe o rolo de madeira  com um pouco de farinha e vá o enrolando a massa em torno dele, soltando-a da folha de plástico. 

6. Com cuidado, vá desenrolando a massa sobre a fôrma untada sem apertar. Com os dedos, acomode a massa na borda da forma,  tomando bastante cuidado para não rasgá-la. Como eu usei tapete de silicone, que são mais firmes, coloquei o tapete diretamente sobre a forma, ajeitando a massa posteriormente. Se houver, dobre o excesso de massa para dentro, de modo a criar uma borda mais grossa. Se quiser, leve para gelar por mais 30 minutos antes de assar.

7. Pré-aqueça o forno a 200°C por aproximadamente 20 minutos, antes de colocar a fôrma com a massa. Cubra a massa com papel-alumínio e encha com pesos de culinária ou feijão cru. Asse-a por 5 minutos, depois diminua a temperatura do forno para 190°C. Asse por 5-10 minutos ou até ficar firme e dourada.

8. A massa deve ficar ligeiramente dourada, assada o suficiente para ser consumida como está ou pronta para mais tempo de cozimento com o recheio. Deixe esfriar um pouco enquanto prepara o recheio.

RECHEIO

Ingredientes

  • 4 ovos grandes.
  • 150 gramas de açúcar ou 3/4 de xícara
  • 1 colher de chá de essência de baunilha 
  • 250 ml de creme de leite (prefira o fresco, mas pode ser o de caixinha)
  • 3 colheres de sopa de iogurte natural
  • de 500 a 700 gramas de Uvas Thompson, lavadas e secas
  • Açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Preparo

1. Antes de tudo, pré-aqueça o forno a 180°C. 

2. Usando o batedor de arame, bata os ovos, o açúcar, a baunilha e os cremes de leite numa tigela. 

3. Coloque as uvas na massa já assada, decorando como preferir. Despeje o creme por cima. 

4. Asse por 25-30 minutos ou até firmar no centro. 

5. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva morna. 

DICAS

  • Esta receita rende 8 porções. O preparo demora cerca de 40 minutos, se estiver tudo organizado; mais 30 minutos para gelar e entre 40 e 55 minutos de forno.
  • Essa é uma torta tradicionalmente feita na Europa com diversas outras frutas da primavera.
  • Todos os ingredientes devem estar frios para fazer a massa da torta.
  • Se a cozinha estiver quente e a massa da torta ficar pegajosa, leve à geladeira por alguns minutos antes de manipular novamente.
  • A massa da torta pode ser preparada com um dia de antecedência. Enrole bem e guarde na geladeira.
  • Refrigeração ? A torta de uva é mantida em temperatura ambiente por um dia e coberta e refrigerada por quatro dias.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *