Cozinhar feijão é o passaporte para a vida adulta. E todos que atingiram esse feito pensam em congelar o preparo — afinal, ninguém é tão adulto assim para cozinhar feijão todos os dias. Vou te passar os segredos para dar vida nova ao feijão do freezer.
COZINHAR – Quem quer cozinhar feijão com o objetivo de congelar deve prestar atenção para não deixar os grãos amolecerem demais e a água secar. Ter bastante caldo vai ajudar na hora de reaquecer o preparo após congelado. Outro cuidado importante é evitar sal e temperos. É indicado colocar apenas louro.
DESCONGELAR – De acordo com a cozinheira, é importante passar o pote do congelador para o refrigerador um dia antes. Isso vai fazer com que os grãos se separem uns do outros. Assim, na hora de esquentar não será necessário mexer em excesso e o feijão permanecerá inteiro.
TEMPERAR – O grande truque que dará ao feijão congelado o sabor fresquinho está no tempero. Deixe para fazer o refogado de cebola, alho, pimenta e o que mais desejar no dia da refeição. Lembre-se também de adicionar sal, já que não foi colocado na água do cozimento. Quem quiser, pode colocar pedacinhos de bacon ou de linguiça.
DICAS
A) Importante é o feijão refogado ferver de 5 a 10 minutos para ficar saboroso e encorpado. Se perceber que o caldo está pouco, basta juntar um pouco de água.
B ) Se você está sem tempo e quer congelar o feijão já refogado, tudo bem! Mas siga o processo de descongelamento e só acrescente o sal e a pimenta no momento que for esquentar.
C ) Congelado, o feijão mantém-se próprio para o consumo por 2 ou três meses, dependendo da potência de seu refrigerador ou freezer.