coxinha destaque padaria real SALGADOS sorocaba

RECEITA DA MELHOR COXINHA DO BRASIL

Moro em Sorocaba desde 2002 e talvez um de meus primeiros passeios pela cidade  tenha sido à Padaria Real. Queria provar a já então conhecida coxinha, que foi lançada em 1993, e que acabou se tornando  famosa como a “melhor do Brasil” . Com uma casquinha dourada que esconde uma massa fina e cuja receita os donos guardam como segredo de estado, encontra-se uma generosa quantidade de frango desfiado que pode ser ou não misturado a catupiry. Leve e saborosa, sem dúvida está entre as melhores  que já provei. E não estou sozinha, já que uma rápida pesquisa no Google vai te indicar esta como a receita de coxinha mais desejada do país. 

Mas como adoro desafios e como acredito que tenho um bom paladar, decidi reproduzir o resultado. Tentei, tentei e tentei, até que consegui  um salgado de sabor idêntico ou bem semelhante ao da coxinha da Padaria Real. Quando fizerem verão que tem um sabor único, valorizado pela massa, que leva leite, manteiga e temperos próprios e indispensáveis. Quem conhece, aprova, pede mais e rende-se ao pecado da gula.

Fica, então, este presente às leitoras no dia em que nosso perfil atingiu à marca de 3 mil seguidores no Instagram. E como diriam lá no Paraná, “tchau, obrigada” !

Rendimento : 80 médias

Tempo de preparo : 1 hora e 30 minutos

INGREDIENTES
Para a massa

  • 1 kg de farinha
  • 2 litros de leite
  • 250 gramas de manteiga
  • 2 tabletes de caldo de galinha
  • 50 gramas de Aji-no-Moto
  • Uma colher de sobremesa de Fondor
  • Uma pitada de sal, se necessário

Para o recheio

  • 1 quilo de peito de frango cozido e desfiado
  • 1 cebola grande picada
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 1/2 colher (sopa) de azeite
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 1 lata de tomate pelado (drenado)
  • 3 colheres de cheiro-verde picado (salsa e cebolinha)
  • Sal à gosto
  • 1 pitada de pimenta

Para empanar

  • 1 quilo de farinha de rosca
  • 500 ml de leite
  • Óleo para fritar 

PREPARO

Recheio
1. Coloque o frango em uma panela de pressão e água, apenas o suficiente para cobri-lo. Em uma pequena xícara com água morna, dissolva o caldo de frango e acrescente à panela. Tampe e deixe ferver. Assim que começar a chiar, marque 15 minutos. 
2. Encerrado o período, retire a pressão, abra a panela e drene o conteúdo. Desfie o frango.
3. Pegue uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, cuidando  para não fiquem queimados. Adicione o frango e deixe dourar, mexendo constantemente. Para dar uma cor, acrescente uma lata de tomate pelado (drenado) e, por último, a salsa e a cebolinha, finamente picados. Coloque a pimenta, acerte o sal e reserve.

Massa
1. Em uma panela grande, coloque todo o leite e toda a farinha. 
2. Misture com a mão até unir os ingredientes. Acrescente a manteiga, esfarele os tabletes de caldo de galinha, o tempero Aji-no-Moto e a colher de sobremesa de Fondor. Misture bem, experimente e, se necessário, acerte o sal. 
3. Leve ao fogo e mexa continuamente até dar o ponto (quando a massa descolar da panela). Esta deverá formar uma bola lisa e uniforme.
4. Coloque em uma assadeira e espalhe, deixando descansar por cinco minutos.
5. Cuide do tempo, pois a massa presta-se melhor à modelagem se ainda quente ou morna.

6. Em recipientes separados, coloque o leite e a farinha de rosca.
7. Para modelar as coxinhas, pegue uma pequena porção (aproximadamente 30g) e misture para que fique homogênea. Com o dedão da outra mão, pressione o centro da bola com delicadeza e coloque uma colher (sobremesa) de recheio. Com os dedos vá modelando até obter a forma de coxinha.
8. Mergulhe a coxinha no leite e passe na sequência na farinha de rosca. 
9. Esquente uma panela funda ou uma fritadeira elétrica com de óleo até ficar bem quente. Coloque as coxinhas e deixe até dourar. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre um papel toalha ou, de preferência,  sobre uma grade (peneira). Sirva em seguida.

Dicas
A ) A mistura dos ingredientes, antes de ir ao fogo, exige cuidado e paciência, mas pode ser feita por qualquer pessoa.
B )  Mas o preparo, na boca do fogão, exige braço, pois a massa fica pesada e você não pode parar de mexer. Então, se necessário, providencie a ajuda do marido ou de uma amiga marombeira. 
C ) Quando começa a empelotar, parece que vai dar tudo errado. Mas mantenha a fé. A massa ficará perfeita ao final. 
D ) Não tente substituir os temperos ou economizar. O 
 Aji-no-Moto e a colher de Fondor são INDISPENÁVEIS para chegar ao sabor desejado. 

12 Comments

  1. Eu aprendí fazer coxinhas por volta de uns 18 anos atrás com minha prima de segundo grau…como bom neto de italianos que adoram massas até hoje faço do mesmo modo quando que aprendí com minha prima…ficam deliciosas!!!…agora vou testar sua receita com estes temperos… para falar a verdade eu não usava aji-no-moto nem o Fondor… começarei a usar!!!!… com certeza ficará uma delícia!!! Muito obrigado pela ótima receita!!!!!

  2. Olá. Nunca utilizei essa massa para risoles, mas acredito que sua consistência seja muito mole para a modelagem no formato de pastel. Talvez necessite de um pouco mais de farinha, mas o acréscimo pode comprometer o sabor final. Mas se decidir tentar, me informe o resultado. 😊😘

  3. Olá. Utilizei tablete de caldo da marca Maggi, pois o Fondor, outro ingrediente, é fabricado pela mesma empresa. Mas é possível substituir por outro de sua preferência.

  4. Sou aventureira na cozinha sigo muitas receitas da Internet, nunca comentei nenhuma mas, não podia deixar essa passar. Sua receita de coxinha é divina, nunca provei nada semelhante, a textura a cor o sabor, tudo perfeito. Quem comeu aqui em casa afirma que prefere essa que a da REAL. Muito obrigada por essa experiência. Deus te abençoe grandemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *