carnes refeição SALGADOS

PICANHA FRITA E FATIADA (NA CEBOLA E ALHO)

Domingo. Nenhuma idéia do que fazer para o almoço, mas com pelo menos uma boa opção na geladeira: a metade de uma peça de picanha que sobrou do último churrasco. É certo que ela está congelada, mas nada que alguns minutos no microondas não resolva.

A idéia de meu marido era fazer a carne no forno e lá foi ele pesquisar alguma receita desse tipo. Voltou com uma sugestão do especialista em carnes István Wessel, tirada de seu site: “Agora não pense que a picanha fica boa só em forma de churrasco. Existe um truque que faz a picanha de forno quase tão especial quanto a do churrasco. Faça o teste: aqueça bem o forno. Salgue a picanha e toste-a de todos os lados em uma frigideira. Estando dourada, coloque diretamente sobre a grade superior do forno. Na inferior, coloque uma assadeira com um pouco de água, com o forno sempre em temperatura máxima. A água começa a evaporar, mantendo elevada a umidade do forno (assim a carne não seca) e toda a gordura que derreter cairá na água.”  A proposta é boa, mas nos comentários dos leitores descobrimos que a fórmula é ideal para quem gosta de carne mal passada, como aliás é tradição para a picanha. Mas este não é nosso caso, gostamos de carne bem passada e sem nenhum traço de sangue.

Decidi, então, resgatar uma receita que tinha adaptado de algo que vi na tv. É a picanha frita na frigideira, temperada com bastante alho, e servida com bastante cebola. Um prato simples, para ser servido com arroz branco e salada de tomate. 

O calculo da quantidade de carne depende do apetite e da preferência de cada um. Como sabemos, num churrasco todos os especialistas apontam uma porção de 400 g por pessoa (no caso de adultos). Seria a conta certa para nunca faltar. Mas isto depende muito do que pensa servir. Quando a carne é o foco  principal, esse cálculo funciona bem. Se porém, como no nosso caso, ela é uma “mistura”, que acompanha o arroz, feijão e salada, as pessoas terão menos apetite para  ela. Minha sugestão é de 200 g de picanha por pessoa.
 
Vamos à receita. Espero que gostem.

INGREDIENTES

• Bifes de picanha (entre 400 g e 700 g de carne para duas pessoas)
• Tempero pronto (com pimenta) ou sal
• 1 colher de sopa de óleo ou azeite de oliva
• 1 colher de sopa de alho picado
• 1 cebola inteira


PREPARO


Corte a peça de picanha em bifes grossos (1,5 ou 2 cm, mais ou menos). Em uma travessa, tempere  a carne com o óleo (ou azeite), o tempero pronto ou sal fino (o que preferir) e uma colher de sopa de alho picado. Mexa bem para distribuir o tempero por toda a peça.
Coloque óleo numa frigideira grande e deixe esquentar bastante. Um dos segredos do prato é fritar bem, mas rapidamente cada bife, sem ficar mexendo ou virando muito cada peça. Com a gordura bem quente, coloque um ou mais bifes e deixe fritar bem (selar) primeiro um lado e depois  o outro. Fazendo isto rapidamente (sem virar desnecessariamente as peças), você vai garantir a maciez da picanha.


Retire os bifes, corte em fatias de cerca de 1 cm e retorne à frigideira para fritar novamente. Tire a carne e frite a cebola fatiada na mesma gordura. Acrescente novamente a picanha fatiada para dar conjunto e sirva imediatamente. 



Picanha, arroz branco e um bom vinho. Bom apetite

19 Comments

  1. Acabei de fazer ela em bifes coloquei manteiga e azeite para fritar, como eu tinha umas mandiocas já cozidas, piquei em cubos e aproveitei a gordura da fritura da picanha para fritar as mandiocas junto com as cebolas. FICOU MARAVILHA GENTE!! Servi com uma batata recheada e uma salada de tomates! DeLÍCIA!! BEIJOS .

  2. Tenho picanha que sobrou do churrasco dos pais vou fazer para o almoço,estava procurando uma opção na net pq realmente não sei fazer nd com picanha e gostei muito desta opção obg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *