Estamos em tempos difíceis, mas ainda assim a lembrança das Festas Juninas chegam nesta época. Além disso, algumas leitoras — invariavelmente intimadas a “colaborar” com algum prato em reuniões de família ou no trabalho — pediram uma receita fácil para esses dias. Então, revendo meus antigos cadernos encontrei esta maravilhosa dica de “Pé de Moleque”, não num dos volumes, mas numa velha e amarelada folha de caderno, quase destruída pelo tempo (veja ao lado).
O doce é muito rápido de fazer e sua característica especial é a maciez. Há muitas formas de fazer pé-de-moleque, mas nesta a combinação de leite condensado e da manteiga deixa o açúcar caramelizado com uma consistência única. Os pedaços ficam firmes, mas macios.
INGREDIENTES
1 pacote de amendoim cru (500 gramas)
3 xícaras de açúcar refinado
1 colher de margarina (sem sal)
1 lata de leite condensado
PREPARO
1. Antes de começar, separe uma panela grande e uma colher de pau proporcional ao tamanho desta. Isto porque, do começo ao fim, você terá que mexer bastante para não deixar empelotar e passar do ponto. Além do mais, se tiver uma pedra grande (granito ou mármore), limpe-a com cuidado e passe manteiga para untar. Caso não tenha, separe pelo menos dois refratários grandes, unte e deixe-os prontos.
2. Coloque o amendoim na panela, todo o açúcar e a manteiga. Em seguida, comece a mexer. Sempre. O tempo todo. Até derreter o açúcar.
3. Quando todo o açúcar derreter por inteiro e o doce estiver homogêneo, todo marrom (cor de caramelo), coloque toda a lata de leite condensado, sem parar de mexer. Apague o fogo, mexa um pouco mais, só até baixar a fervura e despeje todo o conteúdo na pedra previamente untada. Espalhe com a colher de pau, formando um retângulo e deixando da grossura que desejar.
4. Deixe esfriar e corte em pedaços. Você pode embalar, servir num prato bem enfeitado ou num saquinho desses que se vende em loja de doces.
Dica : Se o doce não for para uma festa, mas apenas para consumo caseiro, com os dias frios ele perderá a maciez gradativamente. Mas basta colocar no microondas, por 10 ou 15 segundos, para recuperar sua consistência original.
QUAL É ESSE PONTO??
Minha mãe fazia um pé de moleque inesquecível e que ninguém nunca conseguiu fazer, ela já faleceu e infelizmente não deixou a receita, eu era pequena e via ela fazer, mas nunca aprendi.
Hj morro de vontade de comer o pé-de-moleque maravilhso que ela fazia.
Vou tentar esta receita, todos que eu fiz ficaram uma pedra. o que será que deu errado??
Obrigada.
Um beijo!
espero q eu tenha mais sorte q a Luciana.
qdo eu fizer eu volto a comentar
Oi tia So, adivinha?????? Consegui fazer o pé de moleque. Ahh DEUS DO CÉU QUE MARAVILHA.
Ficou igualzinho da minha mãe. Podem fazer que fica perfeito.
Amei, adorei, apaixonei!
Tia So, obrigada por ter dado esta receita pra nós e por ter me ajudado a relembrar o melhor pé-de-moleque do mundo e da minha infância.
Ah, vou fazer denovo, viu!
bjos, bjoss…
Gente to loca com esse blog é cada receita caseira que acho que não vou conseguir seguir minha dieta
minha mae é cozinheira de mão cheia e ama receitas.
vou explorar rs
meus parabéns!
vou fazer se gostar volto e conto a vcs!!!
Vou fazer por esses dias. Mas, acredito que vai ficar uma delícia !!!
Pode ser feito com amendoim torrado? com o amendoim cru fica tao bom quanto o torrado?
Este comentário foi removido pelo autor.
Ficou com boa aparência e macio. Mas vou fazer de novo para melhorar o formato e a espessura, pois vou fazer pra vender. Pensei que não fosse dar certo, pois cada receita da net explica de um jeito, porém, cheio de complicações. No entanto esse modo de fazer é super rápido. Obrigada!
BARBARA
dia 22 / 09 / 2014
hora ; 01;27 da madrugada
oi dona SÔ , tenho um pequeno negócio , e vou fazer para vender bem baratinho para a criançada .
volto aqui para contar ………..
To até desanimada, vivo fazendo pe de moleque e dá errado toda vez…vou ver se com essa receita me dou bem, senão…vou ter que comprar de quem faz bem né!
Fiz e deu errado. Ficou puxento. Tentei d novo e aconteceu o mesmo. Alguem sabe o q posso estar fazendo de errado?
Olá Gabriel. O problema de sua preparação, provavelmente, foi o "ponto". Há dois momentos importantes para que o doce fique na textura ideal. O primeiro é o do ponto de caramelo, no qual todo o açúcar deve derreter e deixar a preparação com uma massa homogênea e marrom. O segundo é logo em seguida, quando se acrescenta o leite condensado. Após despejar o conteúdo da lata, mexa apenas até incorporar à massa já existente na panela. Em seguida, apague o fogo e continue mexendo, até baixar a fervura; mas não espere esfriar. Ainda quente, despeje o conteúdo na pedra ou forma untada, espalhando rapidamente. Tente novamente e, tenho certeza, dará certo. Boa sorte !
Ficou muito e foi muito fácil de fazer.