É Dia de Finados e hoje vou mostrar o passo a passo do famoso Pão de Los Muertos, uma receita mexicana, muito tradicional para o Dia dos Mortos no México. O Pão dos Mortos é um pão de manteiga, doce, semelhante ao brioche, que é aromatizado com raspas de laranja ou água de flor de laranjeira. Mas, já vou avisando, é um pão que exige dedicação e um pouco de tempo, mas o resultado vale a pena, pois resulta num pão macio, muito saboroso e com uma decoração muito particular.
No México existem várias versões deste pão (com diferentes formas e ingredientes), dependendo da região onde é preparado. A que lhes vou ensinar é uma das mais tradicionais. Ele é decorado com uma cruz de massa formando os “ossos” e uma bola que representa a “cabeça”.
INGREDIENTES
● 500 gramas de farinha de trigo
● 120 ml de leite (temperatura ambiente)
● 10 gramas de fermento seco instantâneo
● 3 ovos
● 120 gramas de açúcar
● 100 gramaaxde manteiga
● raspas de uma laranja
● pitada de sal
● manteiga derretida para pincelar
● açúcar extra para polvilhar os pães
PREPARO
1. Coloque a farinha, o açúcar e a pitada de sal em uma tigela e misture.
2. Adicione o fermento, as raspas de laranja, o leite e os ovos. Reserve a manteiga.
3. Misture bem para incorporar todos os ingredientes, primeiro com uma colher e depois com as mãos.
4. Coloque a massa sobre uma superfície plana e sove até obter um pão macio e firme.
5. Devemos desenvolver bem o glúten antes de adicionar a manteiga, pois usando uma grande quantidade de manteiga pode exigir mais trabalho.
6. Com o pãozinho já formado, rasgue-o e junte a manteiga aos pedaços no centro. Dobre a massa e comece a amassar novamente até que esteja completamente incorporada.
7. ATENCAO – Esse momento costuma ser crítico a massa fica bem pegajosa e o reflexo automático é colocar mais farinha… mas NÃO FAÇA! Nesse ponto, a massa precisa de uma boa amassada para incorporar totalmente a manteiga e terminar de desenvolver o glúten.
8. Com paciência e perseverança no amassar, você notará que aos poucos a massa vai ficando cada vez mais tensa e não pega mais nas mãos.
9. A manteiga pode ser incorporada aos poucos, em duas ou três vezes. Adicione alguns pedaços, sove até incorporar e repita com o resto.
10. Depois coloque-o em uma tigela, tampe e deixe descansar por cerca de 1 hora em ambiente aquecido. Ela deve dobrar de tamanho.
11. Polvilhe um pouco de farinha sobre a mesa e coloque a massa. Abra com as mãos para formar um quadrado e divida a massa em 4 partes iguais.
12. Agora, 3 dessas peças você fará bolas. Para isso, dobre a massa ao meio e depois faça dobras das bordas para o centro até completar a virada. Vire o pão, pressione dos lados para criar tensão e coloque em uma assadeira. Repita com os 2 pães restantes.
13. É importante que os pãezinhos fiquem bem separados na assadeira, para que não grudem.
14. O restante pedaço de massa é aquele que vamos usar para formar a “cabeça” e os “ossos” do nosso pão.
15. Abra o pedaço de massa em forma de quadrado e divida horizontalmente em 4 partes. Divida as primeiras 3 partes ao meio (serão os ossos) e a quarta deve ser dividida em 3 partes (serão as cabeças).
Como formar os ossos da decoração
Pegue um pedaço de massa, enrole com leve pressão e estique até atingir a largura do nosso pão ou pão.Em seguida, com um dedo, marque o centro da massa, aplique pressão e mova para frente e para trás para torná-la mais fina. Repita o mesmo procedimento de um lado a outro do centro da massa para formar 4 “bolinhas” unidas por um pedaço mais fino de massa.
Repita até que todos os 6 ossos estejam formados.
Para o topo do pão
Pegue um dos pedaços de massa, dobre ao meio, faça pequenas dobras das bordas para o centro e vire a massa. Em seguida, coloque a mão entreaberta sobre a massa (cobrindo o pãozinho, mas sem segurá-lo) e faça movimentos circulares com uma leve pressão para baixo até que uma “bola” uniforme se forme. Repita com os 2 pedaços de massa restantes
Decoração
Pinte os pãezinhos com água e coloque os ossos por cima em forma de cruz. aplique uma leve pressão para que eles fiquem juntos.
Em seguida, aperte a união dos ossos, afundando um pouco a massa, pincele com um pouco de água e coloque a cabeça. Repita até que você tenha os três pães decorados.
Cubra os pães com um saco ou náilon (sem pressionar os pães) e deixe descansar por 1 hora.
Importante – Durante este intervalo não queremos que os pães dobrem de tamanho, mas que tenham um bom descanso e fermentação para que o pão não cresça muito durante o cozimento. Nesse caso, não tem problema, só que ao crescer no forno a massa se rasgaria, perdendo um pouco a “estética” deste pão tão tradicional.
Assando – Após o tempo, leve ao forno em temperatura média / baixa (160ºC) por 20 a 30 minutos.
Preste atenção na cocção, esse pão tem ovo, manteiga e açúcar, é normal que doure muito rápido. Mais do que qualquer coisa em fornos elétricos que tenham calor no topo.
DICAS
◇ No caso de usar fermento fresco, use 30 Gr.
◇ Se você tem uma batedeira, recomendamos usá-la para este amassar, pois torna o trabalho muito mais fácil.
◇ A ajudar de um “raspador” é muito útil para levantar a massa que gruda na mesa quando a manteiga é adicionada.