Sempre tive muita aversão à ideia de assar bolos em forma de silicone. Afinal, muitos profissionais dizem que não funcionam para assar bolos, só para preparo de entremet, mousses ou qualquer outra receita que precise ser congelada. Isto porque a maleabilidade da fôrma ajuda muito no momento de desenformar o doce congelado.
Mas os modelos com revelo trabalhado e o preços convidativos me fizeram pensar. Por quê não tentar ? Eles são naturalmente antiaderentes, flexíveis, de cores vivas e deliciosamente baratas. E o Bolo de Limão com Iogurte ficou lindo com o modelo da foto principal do post.
Mas elas não são perfeitas, e todas já tivemos nossos desastres com este tipo de material. Mas se tiver interessada em comprar formas de silicone para assar, anote as dicas a seguir.
1. Menor é melhor
Descobri que, em geral, xícaras de silicone menores (por exemplo, xícaras de mini-muffin e xícaras de cupcake) se saem muito melhor do que forminhas de bolo maiores, principalmente porque são mais rígidas e menos propensas a entortar e rachar ainda grudentas. – muffins e cupcakes assados.As formas pequenas de silicone para assar também são mais fáceis de encontrar, mais baratas e as mais versáteis. Portanto, se você comprar qualquer coisa, recomendo escolher estes.
2. Unte BEM as formas maiores
As formas de silicone para assar são convenientes porque normalmente facilitam o desmolde. Mesmo assim, algumas formas para assar – especialmente as maiores – ainda precisam ser untadas ou untadas com manteiga e enfarinhadas.
Sim, é um incômodo, mas faz diferença, especialmente porque bolos assados em formas maiores de silicone para assar têm maior risco de rachar nos moldes maleáveis do que nas de metal.
3. Deixar de molho facilita a limpeza
Limpar assadeiras grandes de silicone é muito fácil, mas limpar as menores (especialmente as forminhas para muffins) é mais difícil.
Esta é a maneira mais eficiente de lavar :
Jogue imediatamente as xícaras vazias em água morna com sabão.
Deixe-os de molho.
Esfregue as migalhas fora deles.
Enxágue-os e deixe-os secar.
Depois que secarem, posso limpar as xícaras com um pano úmido, especialmente se eu tiver feito muffins, porque é mais provável que guardem algum resíduo de gordura.
Formas de silicone para assar são boas para mais do que apenas fazer bolos e muffins. Copos menores de silicone também são ótimos para fazer: mini tortas e quiches e petiscos de massa folhada de queijo.
5. Servem como recipientes reutilizáveis
Além de assar doces e salgados em copos de silicone, recomendo usá-los (novamente, principalmente os menores) para mais do que apenas assar.
Eles são ótimos copinhos de servir para festas – você pode colocar pequenos lanches neles, como balas de goma, nozes e pequenos doces, e como eles vêm em formas e cores tão fofas, eles podem realmente enfeitar um prato de festa!
6. Evite nos bolos maiores
Não gaste com formas de silicone maiores. Por quê? Quando se trata de bolos maiores, é melhor ter um material rígido e com mais suporte. A única vez em que eu recomendaria a compra de uma fôrma de silicone maior é se ela tiver um formato especial, mas apenas se você não conseguir encontrar o mesmo formato em uma fôrma de metal.
7. Atencao para os limites de temperatura
Você deve ficar de olho na classificação de temperatura para garantir que não derreta acidentalmente sua forma e estrague todo o seu preparo. Elas podem ter classificações de temperatura diferentes. Normalmente, eles podem suportar temperaturas de cerca de 250 graus, mas convém conferir.
8. Procure um produto de qualidade
Nem todos os silicones são fabricados da mesma forma. Você quer garantir que está obtendo silicone puro, não um similar. Adicionar outros materiais reduz o custo de fabricação do item de silicone, mas sacrifica sua qualidade geral.
Então, como saber se você está obtendo silicone puro e bom? Simples! Aperte o silicone e torça um pouco. Se continuar da mesma cor, você encontrou silicone. Se ficar branco, você tem silicone com algum preenchimento.
9. Use uma assadeira comum na base
Você coloca assadeiras de silicone diretamente na grade do forno? Sim. Contudo, para estabilidade, melhor colocá-los em uma assadeira.
Contras
● A pesquisa de segurança é irregular. Não há muita pesquisa por aí sobre se o silicone para cozinhar é ou não seguro. Isso significa que não há muita literatura “é seguro” ou “não é seguro”. Portanto, você terá que decidir por si mesma.
● Ele pode derreter: o silicone não é feito para ser usado em fontes diretas de calor, como uma grelha, um fogão, uma chama aberta ou uma grelha. Usá-lo em uma dessas fontes provavelmente irá derretê-lo.
● Ele pode se degradar : algumas pessoas afirmam que o silicone pode ser perfurado e degradar de outras maneiras. Meu palpite é que isso tem a ver com a qualidade do silicone que você compra. Além disso, não acho que “degradar” seja uma trapaça porque nada dura para sempre! O vidro se estilhaça e o metal enferruja. Nenhum material é perfeito.