CLÁSSICOS confeitaria cozinha francesa cremes DOCES SOBREMESAS

CREME BRULÉE

Tenho que ser honesta e dizer que quem me apresentou o verdadeiro creme brulée (ou crème brûlée, na grafia francesa) foi meu marido (aquele mesmo que invadiu meu Instagram para postar seu hambúrguer de fraldinha !) e me apaixonei por esta sobremesa delicada e de apresentação impactante. Isto porque é  um creme de gemas coberto com um caramelo duro (mas nunca queimado), numa proporção  equilibrada, que contrasta a suavidade do creme, com a doçura e crocância do açúcar caramelizado.

O doce clássico francês é feito apenas com creme de leite, gemas, açúcar e baunilha, mas uso uma combinação de creme de leite e leite, o que forma um creme encorpado e que não pesa tanto quanto o feito com creme de leite puro. Mas fique à vontade para experimentar apenas com o creme de leite fresco, pois também é delicioso. E você ainda pode incrementá-lo, servindo numa travessa com frutas da estação ou colocando-as no fundo de cada ramequin antes de cobri-los totalmente com o creme de gemas.

Assim como o creme de leite fresco, sei que a fava de baunilha é um item caro (é o segundo ingrediente mais caro do mundo, atrás apenas do açafrão espanhol !) e garanto que sua ausência não tornará seu doce “menor”. Se puder, substitua por extrato de baunilha e, se também não encontrar, por essência de baunilha. Mas lembre-se que  o  extrato é natural e a essência, artificial,  produzida sinteticamente, com corantes e aromatizantes. Mas, resumindo, com ingredientes gourmet ou com itens comprados na mercearia da esquina meu conselho é apenas “faça”. Você não vai se arrepender e ainda vai dar pinta de gente chic, impressionando seus convidados !!

INGREDIENTES
  • 300g de creme de leite fresco
  • 200ml de leite
  • 1 fava de baunilha ( substitua por uma porção de 2 a 4 colheres de chá de extrato ou essência)
  • 6 gemas
  • 100g de açúcar

Para a cobertura de caramelo

  • 60 gramas de açúcar refinado
PREPARO

1. Coloque o creme de leite e o leite numa panela. 

2. Corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento e, após raspar as sementes para dentro da panela, jogue a fava ali também. Antes de iniciar fervura, desligue o fogo e retire a fava.
3. Misture as gemas com o açúcar numa tigela e despeje devagar no creme quente, batendo sempre. Não bata demais para não criar muitas bolhas. Se tiver tempo, transfira o creme de gemas para uma tigela, cubra com papel-filme e leve à geladeira por uma noite. Isso faz com que as sementes da baunilha deem mais sabor ao creme de leite e ao leite.
4. Pré-aqueça o forno a 110° graus centígrados. Divida o creme de gemas entre 6 ramequins rasos e largos e coloque os numa assadeira. 
5. Encha a assadeira com água fria até a altura da metade dos ramequins. 
6. Asse por 30-40  minutos ou até o creme estar firme nas bordas, mas ainda um pouco mole no meio. Retire os ramequins da água e reserve até esfriarem à temperatura ambiente. 
7. Cubra-os com plástico-filme (não deixe encostar no creme) e leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou por uma noite.
8. Na hora de servir, faça a cobertura de caramelo. Descubra os ramequins e veja se houve condensação de vapor no creme. Caso tenha havido, passe delicadamente papel-toalha no creme para absorver a umidade. 
9. Misture os dois tipos de açúcar e polvilhe uma boa camada sobre cada creme. Faça isso segurando a colher a pelo menos 20cm do ramequin polvilhar de uma boa altura é a melhor maneira de criar uma camada uniforme de açúcar (sim, faz um pouco de sujeira…).
10. Coloque os ramequins sobre uma bandeja de metal. Para obter um resultado melhor, use um maçarico e segure-o a cerca de 10 cm do açúcar. Devagar e de forma constante, faça movimentos circulares com a chama em volta do açúcar. Pare de queimar logo antes de atingir o grau de caramelização desejado, pois o açúcar irá cozinhar por mais alguns segundos.
11. Caso não tenha um maçarico, pegue uma colher grande de metal te segure-a sobre a chama do gás até aquecê-la bem (ela ficará azul, quase preta). Lembre-se de proteger a mão. Encoste a colher no açúcar e faça movimentos circulares sobre a superfície para que o calor o caramelize.

DICAS

► Açúcar – Recomendo que faça o caramelo com açúcar demerara, para uma cor mais viva e sabor não muito doce. Mas você pode substituir por uma mistura de 30 gramas de açúcar refinado e 30 gramas de açúcar mascavo. Daí você me pergunta : mas e o açúcar cristal. Também pode, mas a cobertura ficará mais clara e menos apetitosa. 

 Fava, Extrato ou Essência – Nas receitas do blog geralmente a baunilha vai em extrato, um composto feito de fava e álcool (no caso, vodca). Sei que a fava é muito cara e o extrato demora para ser feito; e que a essência você encontra em toda esquina. Então, minha dica é : faça as receitas com o melhor ingrediente que conseguir. Se este for a essência, se joga !!

  Maçarico culinário – Recomendo que você use um tipo de  maçarico de cozinha ou desses que se compra em lojas de material de construção para criar aquela casca dourada deliciosa. Já falei sobre eles aqui  (clique para ler).

  Forno – Como você sabe, cada forno é uma história. Logo, não se preocupe se seu creme brulée não ficar com uma textura fantástica na primeira tentativa. Faça novamente, ajuste o tempo ao seu forno e seja feliz.

 O creme de gemas pode ser feito com até 4 dias de antecedência, mas a cobertura de caramelo tem que ser feita na hora de servir. O caramelo amolece com o tempo, devido à umidade do ar.

 Você precisa de ramequins largos e rasos para conseguir uma boa proporção entre caramelo e creme. Se houver muito creme, seu doce ficará enjoativo.

  Claras – Se não for usar na hora as sobras das claras, congele-as num pote hermético com a data no rótulo e consuma dentro de um mês. Elas também se conservam por vários dias na geladeira. 

 Tempo de preparo: 20 minutos.  Tempo de cozimento: 30-40 minutos . Tempo de descanso: pelo menos 4 horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *