Hoje, não sei quando nem por quê, fiquei com vontade de comer camarão. Mas um prato simples, como é de minha preferência, sem ingredientes difíceis e que privilegiasse o sabor. Recordei que, há uns dois anos, por causa de lembranças que meu pai tinha da juventude, quando estudava em Paranaguá (PR), decidimos fazer numa viagem de férias pelo litoral catarinense o tradicional “Camarão à Paulista”. Este era o prato especial que, nas raras situações em que lhe sobrava algum dinheiro, se aventurava a dividir com amigos num bar qualquer do litoral paranaense.
Nas suas lembranças, regado à cerveja, o prato era adornado por camarões graúdos, com casca e com um saboroso tempero à base de alho e óleo. E para reconstituir sua recordação culinária, como estávamos em Balneário Camboriú, fizemos uma rápida visita ao Mercado Público de Itajaí (SC), um entreposto de produtos de pesca existente desde 1917, e onde compramos o que queríamos diretamente do box de um pescador. À noite preparei o camarão como ele queria e sua expressão de satisfação foi gratificante, sendo que, de sobra, aprendi uma bela e simples receita que voltei a repetir hoje, em plena terça-feira, sem qualquer motivo especial.
Com o tempo apreendi que, na verdade, camarão à paulista é o mesmo que camarão ao alho e óleo. São idênticos no preparo.
Vamos, então, aos ingredientes e preparo.
INGREDIENTES
- 1 Quilo de camarões rosa grandes
- 1/2 xícara de uma mistura de óleo e azeite
- Dez dentes de alho
- Salsinha picada
- Sal a gosto
- Suco de um limão para temperar
MODO DE FAZER
1. A primeira recomendação da tradicional receita de “camarão à paulista” é a escolha de camarões graúdos com casca e cabeça. Mas como não acredito em receitas definitivas, já testei outras variações e garanto que o resultado é igualmente delicioso. Portanto, você pode preparar camarões médios e preferencialmente sem cabeças, sem perder o sabor. Cuide apenas de manter a casca, mesmo que as retire na hora de comer, pois esta garante que o camarão não fique encharcado ou diminua de tamanho.
2. Lave os camarões com casca, retirando a cabeça e tempere com sal, pimenta e limão. Em seguida, descasque os dentes de alho, cortando em lâminas.
3. Frite o camarão no óleo até dourar. Retire os camarões e reserve. Frite o alho no óleo e despeje sobre os camarões. Para completar, salpique salsinha. Serve para incrementar o aroma.
Dicas: 1 ) Caso prefira utilizar uma fritadeira, ao final, antes de servir, passe os camarões numa frigideira com azeite e alho cortado em lâminas; 2 ) Mora em apartamento ? Para reduzir o cheiro, use uma fritadeira air fryer para os camarões (aqueça a 200 graus e deixe por 2 ou 3 minutos), acrescentando o alho e azeite no final; 3 ) Para garantir o sabor do tempero, antes de fritar, deixe o camarão por pelo menos uma hora num recipiente fechado; 4 ) Como acompanhamento, vai bem um molho à base de maionese, pimenta e mostarda.
adorei a receita mas fiz sem a casca, e por sinal e bem melhor, pois da menos trabalho na hora de comer.
Ainda ñ acertei. O camarão cria água, retempero e frito em outro óleo levemente.
Deixe a agua secar bem e depois coloque o óleo novamente