básico caldas confeitaria dicas xarope

CALDA BASE 30 B

Os xaropes são usados ​​para revestir tortas de frutas ou para embeber biscoitos, pão de ló, babás. E a Calda  Base 30 Baume (30 ° B) é a base dos xaropes, sendo o Baumé uma unidade de medida de concentração, uma unidade obsoleta, mas ainda usada no cozimento para definir a concentração de açúcar nos xaropes.

Essa é uma calda muito utilizada para pincelar

folhados logo que saem do forno, para molhar bolos ou biscuit de tortas e pavês. Também serve de base para inúmeras preparações nas quais o açúcar precisa entrar dissolvido. Os ingredientes básicos dessa calda são açúcar e água. Mas você pode acrescentar as especiarias que desejar
e na proporção que preferir, como ervas, café ou chás como cravo, canela em pau, cardamomo, anis, gengibre fresco, casca de laranja, limão, tangerina, fava de baunilha, hortelã etc. 

Todos sempre enquanto a calda estiver fervendo. E, depois de fria, você também pode acrescentar rum, conhaque, uísque, essências (baunilha, amêndoa etc.), licores etc. Essa calda pode ser guardada em pote vedado na geladeira por até 2
semanas, ou por até 3 meses se congelada. Facilita bastante se você congelar em forminhas de gelo.
INGREDIENTES
●  1 litro de água 
●  1.350 gramas de açúcar  cristal
●  O que mais você desejar para saborizar a
calda, ou você pode mantê-la simples
PREPARO 
1.   Leve a água e o açúcar para ferver com ou sem a especiaria da sua preferência. Assim que ferver, desligue, deixe esfriar e guarde em um pote vedado.
2. Se você estiver fazendo uma infusão com alguma erva, depois que ferver, desligue e tampe. Deixe assim por 10 minutos.
DICA
☆ Se for acrescentar algum tipo de bebida ou essência, faça isso depois que a calda esfriar.
☆ Antoine Baumé é um químico francês do século 18 que inventou um instrumento e uma medida da densidade dos líquidos . O grau que leva seu nome, o grau Baumé é uma unidade de medida de densidade, denotada ° B, ° Be ou ° Bé. Esta  não é mais usado, exceto na confeitaria. Quanto mais açúcar seu xarope contém, mais espesso ele será: Daí a necessidade de “medir” a densidade do xarope.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *