bolo decorado bolo recheado BOLOS DOCES tradicional

BOLO TIA SÔ

Cozinho por amor e sou confeiteira amadora graças ao estímulo de amigos e familiares. Digo isto para explicar que, embora não tenha formação acadêmica, acredito que todas podemos aprender com a experiência, com nossas influências culinárias e com a ajuda de quem está à nossa volta. E a receita que apresento hoje é uma colagem de várias ideias e sabores que mais gosto : coco, abacaxi, creme da Torta Mesclada e o a complexidade da Torta Mineira. Por ser um preparo bem pessoal (e porque seria muito extenso elencar todos os ingredientes !) vou chamar de Bolo Tia Sô. Mas, cá entre nós,  chame como quiser : o importante é que você faça e experimente este sabor delicioso de um bolo de coco, com recheio de creme e cubos de abacaxi em calda, combinado com uma cobertura suave de chantilly. 
A massa do bolo é um capítulo à parte, pois tem uma textura fofinha, úmida e, sem dúvida, é o melhor bolo de coco da história dos bolos de coco. Fica clarinho pois leva apenas claras, o que permite ser uma receita de aproveitamento de ingredientes, além de poder ser guardada como uma bela receita para bolo de café da tarde simples, quando assado numa forma de buraco no meio. Mas, se preferir, utilize a receita de Pão-de-Ló de Leite Fervente que já lhes ensinei. O abacaxi em calda é uma maravilha preparada com apenas dois ingredientes (abacaxi e açúcar) e a sobra servirá como base para sorvete e recheio para inúmeros preparos, inclusive macarons. Por fim, o creme, que originalmente é da Torta Mesclada, chamo de “creme multiuso”, pois é um misto de creme de confeiteiro, enriquecido com a cremosidade e doçura do leite condensado. 
Por fim, temos um bolo recheado, molhadinho na primeira camada, com dois recheios sobrepostos e uma uma segunda camada mais firme, mas macia e delicada, enriquecida com o chantilly, que ajuda a dar leveza e compensar o doce da calda. Procure pegar cada garfada com todos os elementos  e entenderá o que estou dizendo. Daí, é só passar um café e aproveitar !

INGREDIENTES
Bolo de Coco

  • 125 g de farinha
  • 150 g de açúcar
  • 75 g de manteiga
  • 2 claras
  • 100 ml de leite de coco
  • 1/2 iogurte de coco (ou natural) – meia embalagem, ou seja, 80 ou 85 g 
  • 37,5 g de coco ralado
  • 1 colher de chá de fermento

Creme Multiuso 

  • 1 litro de leite
  • 3 gemas
  • 3 colheres de amido de milho ou 24 gramas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de chá  de baunilha

Doce de Abacaxi

  • 1 abacaxi pérola cortado em cubos (pode manter até  o miolo)
  • 2 xícaras  de açúcar  refinado 

Cobertura e decoração

  • Creme de leite fresco ou chantilly industrializado

PREPARO
Bolo de Coco

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. 
2. Em uma tigela coloque a manteiga, que deve estar bem amolecida, juntamente com o açúcar, e bata na batedeira até ficar uma mistura cremosa (cerca de dois ou três minutos). 
3. Em seguida, junte as claras e continue a bater até integrar. Importante : estas vão diretamente ao recipiente, sem bater antes (prometo que dá certo !). 
4. Obtendo uma mistura homogênea, acrescente o leite de coco, o iogurte de coco (se não encontrar este último, pode usar iogurte natural ou grego) e o coco ralado.  Continue a bater para integrar todos os ingredientes.
5. Por fim, coloque a farinha e o fermento. Mexa apenas para misturar, sem bater a massa e estará pronto. 
6. Coloque numa forma untada e enfarinhada, de 20 centímetros de diâmetro (se usar spray  desmoldante, não necessita enfarinhar). Leve para assar por cerca de 30 a 40 minutos ou até que esteja dourado na superfície e seco por dentro (faça o teste do palito). Deixe esfriar totalmente e corte ao meio. 

Creme Multiuso 

1. Em uma tigela, separe 200 ml de leite e misture as três  gemas e todo o amido de milho. Incorpore os ingredientes e reserve. 
2. O restante do leite  (800 ml),  leve ao fogo, junto com o leite condensado, em fogo médio. Quando estiver quase fervendo, mantenha  no fogo e acrescente a mistura de leite, gemas e amido de milho; mexendo  sempre com um fouet até  engrossar. Ao final, quando tirar do fogo,  acrescente a baunilha e mexa apenas para homogeneizar .  
3. Coloque num recipiente e cubra com plástico  filme encostado, até esfriar. Se tiver pressa, pode colocar na geladeira. 
4. 
Na hora de usar, bata com mixer ou batedeira até  obter um creme liso e brilhante.

Doce de Abacaxi

1. Corte o abacaxi pérola em cubos e, se quiser, pode manter até  o miolo.
2. 
Coloque os ingredientes  numa panela (preferencialmente  de fundo grosso), misture bem e deixe apurar. Mexa de vez em quando para evitar que grude no fundo.
3. Estará  pronto quando os pedaços de abacaxi se transformarem em um doce amarelo e com uma calda fluída.  

Cobertura e decoração

1. Você pode fazer um preparo clássico de chantilly, com creme de leite fresco, açúcar e baunilha (opcional).
2. Mas outra opção, que não compromete o sabor, é o creme industrializado. Usei uma caixinha de 
Chanti-Neve, da Dr. Oetker.  Nesse caso, acrescente 100ml (½ xícara de chá) de leite integral gelado ao conteúdo da embalagem. Bata, na batedeira, em velocidade lenta no primeiro minuto, passando, em seguida, à velocidade rápida por mais 4 minutos.
3. Para obter um ótimo resultado, é importante que o leite esteja na quantidade certa e gelado. E, atenção, não use liquidificador.

MONTAGEM

1. Caso seja necessário, nivele a massa para garantir uma superfície lisa. Coloque a primeira metade num prato de servir e espalhe o abacaxi em calda com generosidade. Não há necessidade de umedecer a parte de baixo, pois a calda já cumprirá esta função..
2. Em seguida, espalhe o creme, cobrindo todo o abacaxi e acertando as laterais. 
3. Coloque a outra metade da massa, cobrindo e decorando com o chantilly. Eu passei uma boa camada apenas por cima e deixei as laterais propositalmente descobertas. Para completar,  fiz uma base e toda a cobertura com bico Wilton 1-M. 

DICA:

No dia seguinte, pode ter certeza, o bolo estará ainda mais gostoso. Molhadinho na base e com um sabor mais uniforme. Quando for servir, tire alguns minutos antes da geladeira para que fique em temperatura ambiente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *