Fiz este bolo pela primeira vez no primeiro ano da pandemia do Covid, em 2020. Estava em férias por Santa Catarina, mas presa no apartamento por causa do distanciamento social . Então, como em casa não temos “tempo ruim”, fomos para a cozinha e nos acabamos, preparando bolos, doces, pães e tudo o mais que a gula permitiu.
Daquela temporada muita coisa nos agradou, mas este bolo realmente ficou na memória. A massa é a tradicional norte-americana e a combinação com recheio de cocada cremosa criou uma espécie de Bolo Prestígio, mas em um patamar acima. A maciez e umidade da massa, aliada ao recheio denso e com forte presença do coco fresco, são irresistíveis. E como sei que muitas de minhas leitoras são profissionais da confeitaria, recomendo fortemente que façam para sua clientela. Tenho certeza que todos vão adorar !
INGREDIENTES
Para o bolo
● 4 ovos
● 3 xícaras de açúcar refinado (xícara padrão de 240 ml)
● 3 xícaras de farinha de trigo
● 1 e 1/2 xícara de chocolate em pó (recomendo com 50 % de cacau)
● 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
● 1 e 1/2 colher de chá de fermento
● 370 ml de Buttermilk – 360 ml de leite (1 xícara e meia) e 10 ml de vinagre (2 colheres de chá) – veja abaixo como fazer
● 1 e 1/2 xícara de água morna
● 1/2 xícara de óleo
● 2 colheres de chá de extrato (ou essência) de baunilha
Para o Ganache
● 600 gramas de chocolate meio amargo picado
● 300 ml de creme de leite
● 2 colheres de sopa de manteiga
Para a Cocada Cremosa
● 200 gramas de coco fresco ralado fino
● 2 latas de leite condensado
● 2 gemas
● 1 colher de café de extrato (ou essência) de baunilha
● 3 colheres de sopa (rasas) de farinha de trigo
● 400 ml de leite integral
● 1 colher de sopa de manteiga
Ganache
1. Para fazer o ganache, acrescente o creme de leite no mesmo bowl do chocolate, lembrando que este tem que estar picado. Leve para derreter no micro-ondas por um minuto e, com uma colher, mexa bem até obter uma mistura homogênea e bem cremosa.
2. Se o chocolate não tiver derretido por completo, leve novamente ao micro-ondas por cerca de trinta segundos.
3. Em seguida, acrescente a manteiga e mexa para esta dissolver e ficar uniforme. Ela trará mais brilho e maciez, resultando num creme liso.
4. Com o ganache pronto, cubra com plástico filme, em contato, para evitar que o preparo fique ressecado. Deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos duas horas para ganhar consistência.
Buttermilk
1. Comece preparando o buttermilk (leitelho), que é a alma da receita. Este nada mais é que um leite levemente talhado, que deixa os bolos mais macios e saborosos.
2. Para fazer basta adicionar o vinagre ao leite. Mexa e deixe repousar por quinze minutos.
Bolo de Chocolate
1. Para fazer a massa, comece peneirando os ingredientes secos : farinha, chocolate em pó, açúcar, o bicarbonato de sódio e o fermento. Misture tudo com o auxílio de um fouet até conseguir uma mistura uniforme.
2. Acrescente os ingredientes líquidos : os ovos , o buttermilk, o óleo, a água morna e a essência de baunilha. Bata tudo com uma batedeira ou de maneira intensa, usando um fouet. Garanta que a mistura esteja homogênea passando uma espátula pelo fundo do recipiente.
3. Não se assuste, pois esta massa fica bastante líquida .
4. Despeje nas formas, previamente untadas e polvilhadas com chocolate, e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 30 a 40 minutos ou até espetar um palito e ele sair limpo.
Cocada Cremosa
1. IMPORTANTE : utilizei coco fresco ralado fino. Ma você pode fazer o recheio com coco desidratado. Nesse caso, leve ao fogo 1 xícara de chá de leite e 1/2 xícara de açúcar. Aqueça levemente e despeje 200 gramas de coco desidratado. Reserve.
2. Em panela de fundo grosso, misture 2 latas de leite condensado, as 2 gemas, o extrato de baunilha, 3 colheres de sopa rasas de farinha de trigo, 400 ml de leite integral e 1 colher de sopa de manteiga. Misture bem, em fogo baixo.
3. Por ultimo, junte o coco (fresco ou seco previamente hidratado, como preferir) e levar ao fogo médio até formar um cocada mole. A consistência tem que ser cremosa, mas não muito mole, pois terá sustentar três camadas de bolo.
MONTAGEM
1. Com as massas já frias, observe como o bolo fica escuro e extremamente macio, não havendo a necessidade de ser molhado.
2. Para um acabamento mais profissional, corte o topo, nivelando.
3. Em um prato de servir passe um pouco de ganache e espalhe com uma espátula para fixar a montagem.
4. Coloque a primeira parte do bolo e cubra generosamente com a cocada cremosa.
5. Cubra com a segunda parte do bolo, e espalhe mais (e bastante) recheio de cocada.
6. Por fim, coloque o último bolo e espalhe ganache no topo. Preferi fazer detalhes com bico de confeitar, tanto em cima como na base, mas fique à vontade para usar a criatividade.
7. Minha montagem foi ao estilo Naked Cake, mas você pode cobrir as laterais com ganache, se preferir. Mas não se preocupe em deixar totalmente reto, pois a ideia é manter um aspecto mais rústico, expondo o recheio, que é o grande atrativo.
8. Coloque o bolo na geladeira por pelo menos duas horas. Assim ficará mais firme na hora de cortar e servir
DICAS
Forma – O bolo foi assados em três formas, de 20 centímetros de diâmetro, previamente untadas e polvilhadas com chocolate em pó. Você pode untar com manteiga, margarina ou desmoldante.
Chocolate – dê preferência ao chocolate em pó, com pelo menos 50 % de cacau. Não use achocolatado , pois o bolo ficará enjoativo e a massa não ficará escura. Afinal, o diferencial desse bolo é o sabor intenso e a cor negra da massa.
Camadas – Como eu tinha muito recheio e decidi usar tudo, cortei uma das massas de bolo ao meio e fiz um bolo com três camadas de recheio.