Uma das coisas boas de se fazer regime é justamente descobrir pratos que não seriam nossa primeira opção em condições “normais”, mas que se transformam em verdadeiras iguarias em um cardápio pouco calórico.
O exemplo é esta “abobrinha ao forno”. Um prato simples e rápido de fazer, mas que combina leveza dos ingredientes, com o sabor do queijo parmesão, do orégano e da massa. É para fazer a qualquer momento, mas em pequenas porções (como a sugerida), pois é especialmente saboroso ainda quente, quando sai do forno. Serve até seis pessoas, mas três pessoas com bastante fome podem limpar a travessa sem muita dificuldade.
INGREDIENTES
- 2 ovos
- 1/2 xícara de chá de leite
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- orégano a gosto
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 2 abobrinhas médias cortadas em cubos ou 1 abobrinha grande
- 1 envelope de caldo de legumes em pó
- 2 tomates picados
- 1/2 cebola picada
- 2 colheres de sopa de farinha de rosca
- 50 gramas de queijo parmesão ralado
PREPARO
1. Bata os ovos no liquidificador. Acrescente o leite, a farinha, o orégano e o fermento. Utilize orégano seco, pois ele tem o sabor mais acentuado, mas, se quiser, pode rasgar em pedaços pequenos algumas de orégano fresco para por sobre o prato.
2. Misture a abobrinha, o caldo de legumes, os tomates e a meia cebola picada.
3. Coloque a mistura em um refratário untado com margarina e polvilhado com metade da farinha de rosca.
4. Polvilhe o restante da farinha de rosca e salpique o parmesão.
5. Leve ao forno médio (180 graus), por cerca de 30 minutos. Considere este um tempo mínimo, mas que pode variar de acordo com seu forno e com a temperatura do dia. Portanto, a melhor recomendação é: fique por perto e retire o prato quando começar a dourar. Sirva com arroz branco ou como acompanhamento de alguma carne. Eu preferi como prato único, completado apenas com fatias de pão.
Dicas:
1. A receita pede caldo de legumes em pó. então utilizei um envelope de “Meu Segredo”, da Nestlé, um tempero granulado que já vem com sal e pedaços de 7 vegetais ( cenoura, alho, cebola, alho-porro, aipo, salsa, pimenta-do-reino, pimentão vermelho, tomate, óleo de milho).
2. Se preferir, retire as sementes dos tomates, isto vai diminuir a umidade quando o prato for ao forno.