Estava com vontade de rever velhas receitas e, como sempre, recorri a meu velho caderno e logo nas primeiras páginas encontrei uma verdadeira tradição caseira, este delicioso e diferente Bolo de Maracujá, que resulta numa massa macia e num belo visual, com a ajuda da calda de cor amarelada e que leva sementes do fruto. A diferença é que a receita inclui sementes na própria massa, o que traz uma textura diferente e intensidade ao sabor.
Meu marido sempre implica com estas sementes, pois não gosta da “crocância” a cada fatia, mas vale a pena pelo menos experimentar. Se você acabar tendo a mesma opinião, basta exclui-las da massa, pois não interfere no sabor.
E para quem briga contra a balança e quer um bom motivo para comer este bolo, o maracujá é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo). Possui propriedades que funcionam como calmante natural no organismo humano. Aproveite, afinal o Brasil é o maior produtor mundial de maracujás.
INGREDIENTES
Bolo
- 5 ovos
- 100 gramas de manteiga
- 2 xícaras de açúcar refinado
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de fermento em pó
- 1 xícara de polpa de maracujá com sementes
Calda
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de polpa de maracujá com sementes
PREPARO
Calda
Misture a polpa de maracujá e o açúcar e leve ao fogo até engrossar.
Bolo
1. Bata as claras em neve com uma pitada de sal e reserve.
2. Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até obter um creme bem fofo. Retire da batedeira e junte a farinha peneirada com o fermento e a polpa de maracujá. Misture bem e, por último, acrescente as claras em neve.
3. Assar em forma de buraco untada e enfarinhada.
4. Desenforme e regue com a calda quente.
Dica: sirva com café passado na hora. Fica uma delícia.
o meu preferido *–*
hum… fica uma delícia!!
Adorei!!