Esta é a minha receita de bolo de chocolate caseiro favorita . Com miolo super úmido e textura fudge, porém leve, esta receita de bolo de chocolate em breve também será a sua preferida. E, para um preparo absolutamente “chocolatudo”, cubra com ganache de chocolate e confeitos de chocolate para 3 vezes mais sabor. E um segredo : o bolo é tão úmido graças ao leitelho, também chamado de buttermilk ! Tem um sabor agradável graças ao leitelho também!
Muitos consideram este preparo, ao estilo norte-americano, o melhor bolo de chocolate do mundo. E não é sem motivo. Molhadinho, macio e tem um sabor intenso a chocolate. E vou te ensinar uma combinação com ganache de chocolate meio amargo, super gostosa, que serve tanto para rechear como para a cobertura. Se você assistiu muita “Sessão da Tarde” durante os anos 90, então com certeza se lembra da cena do menino Bruce tendo que comer um bolo enorme todinho? Isto aconteceu no filme “Matilda”, de 1996, inspirado no livro de Roald Dah.
Ao final, seus convidados terão: um bolo de chocolate extra úmido; 2 camadas, mas pode ser feito como 3 camadas; macio com miolo aveludado; profundamente saboroso; coberto com ganache brilhante e cremosa.
INGREDIENTES
● 4 ovos
● 3 xícara de açúcar
● 3 xícara de farinha
● 1 e 1/2 xícara de chocolate em pó
● 1 col. de sopa de bicarbonato de sódio
● 1 e 1/2 col. de chá de fermento
● 370 ml de Buttermilk – 360 ml de leite (1 xícara e meia) e 10 ml de vinagre (2 colheres de chá) – veja abaixo como fazer
● 1 1/2 xícara de água morna
● 1/2 xícara de óleo
● 2 colher de chá de essência de baunilha
GANACHE
● 600g de chocolate meio amargo picado
● 300ml de creme de leite
● 2 col. de sopa de manteiga
PREPARO
GANACHE
1. Para fazer o ganache, acrescente o creme de leite no mesmo bowl do chocolate, lembrando que este tem que estar picado. Leve para derreter no micro-ondas por um minuto e, com uma colher, mexa bem até obter uma mistura homogênea e bem cremosa.
2. Se o chocolate não tiver derretido por completo, leve novamente ao micro-ondas por cerca de trinta segundos.
3. Em seguida, acrescente a manteiga e mexa para esta dissolver e ficar uniforme. Ela trará mais brilho e maciez, resultando num creme liso.
4. Com o ganache pronto, cubra com plástico filme, em contato, para evitar que o preparo fique ressecado. Deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos duas horas para ganhar consistência.
BUTTERMILK
1. Comece preparando o buttermilk (leitelho), que é a alma da receita. Este nada mais é que um leite levemente talhado, que deixa os bolos mais macios e saborosos.
2. Para fazer basta adicionar duas colheres de chá de vinagre ao leite. Mexa e deixe repousar por quinze minutos.
BOLO
1. Para fazer a massa, comece peneirando os ingredientes secos : farinha, chocolate em pó, açúcar, o bicarbonato de sódio e o fermento. Misture tudo com o auxílio de um fouet até conseguir uma mistura uniforme.
2. Acrescente os ingredientes líquidos : os ovos , o buttermilk, o óleo, a água morna e a essência de baunilha. Bata tudo com uma batedeira ou de maneira intensa, usando um fouet. Garanta que a mistura esteja homogênea passando uma espátula pelo fundo do recipiente.
3. Não se assuste, pois esta massa fica bastante líquida .
4. Despeje nas formas e leve para assar em forno pré-aquecida a 180 graus, por cerca de 40 minutos ou até espetar um palito e ele sair limpo.
MONTAGEM
1. Com as massas já frias, observe como o bolo fica escuro e extremamente macio, não havendo a necessidade de ser molhado.
2. Para um acabamento mais profissional, corte os dois topos, nivelando. Na sequência, corte um dor bolos na metade.
3. Em um prato de servir passe um pouco de ganache e espalhe com uma espátula para fixar a montagem.
4. Coloque na camada de baixo o bolo que NÃO foi dividido. Em seguida, duas colheres de sopa de ganache e espalhe bem .
5. Faça outra camada com uma das metades e ajeite bem. Coloque mais ganache, generosamente, e espalhe . Por fim, coloque a última camada e mais ganache por toda a superfície.
5. Faça outra camada com uma das metades e ajeite bem. Coloque mais ganache, generosamente, e espalhe . Por fim, coloque a última camada e mais ganache por toda a superfície.
6. Não se preocupe em deixar totalmente reto, pois bolo originalmente tem um aspecto mais rústico. Caso queira, cubra as laterais com ganache .
7. Com a sobra do ganache (mais isto é opcional), confeitei com bico pitanga. E, só porque adoro, espalhei cerejas .
Este bolo vai te surpreender e a todos que provarem. Guarde com carinho a receita e presenteie quem você gosta .
DICAS :
A ) Os bolos foram assados em duas formas altas, de 20 centímetros de diâmetro, previamente untadas e polvilhadas com chocolate em pó. Você pode moldar um manteiga, margarina ou desmoldante.
B ) Caso não tenha três formas de 20 cm, substitua por uma de 25 centímetros.
C ) Chocolate : dê preferência ao chocolate em pó, com pelo menos 50 % de cacau. Não use achocolatado , pois o bolo ficará enjoativo e a massa não ficará escura. Afinal, o diferencial desse bolo é o sabor intenso e a cor negra da massa.