▶️ REFINADO
Dissolve fácil e é o mais usado no preparo de bolos, tortas e doces.
▶️ CRISTAL
Passa por menos fases de refinamento, são pequenos cristais brancos, também pode ser usado em todas as receitas como o refinado, porém dissolve mais devagar. Além disso, é ótimo também para decorações.
▶️ MASCAVO
É o não refinado, de cor marrom e sabor parecido com o da rapadura. Pode ser substituído na receita por metade do açúcar refinado. Muito utilizado na preparação de pães de mel, tortas de maçã, brownies, cookies…
▶️ DEMERARA
Parecido com o mascavo, de cor mais clara, é mais doce por passar por um processo de secagem. Pode ser substituído na receita por metade do açúcar refinado, assim como o mascavo, porém ficará mais doce, ótimo para adoçar sucos, chás e cafés.
▶️ BAUNILHADO
Com aroma de baunilha. Pode ser feito em casa, com sobra de fava de baunilha.
Dá aroma à receita.
▶️ IMPALPÁVEL
É o açúcar refinado bem fininho (ou açúcar de confeiteiro), com 3% de amido de milho, muito usado no preparo de macarrons e finalização de bolos e doces.
▶️ GLAÇÚCAR
É o açúcar refinado ainda mais fino. Ele é homogêneo e com grãos superfinos, indicado para preparar chantilly, algumas coberturas e glacês. Muito parecido com talco para bebê. No Brasil , é exclusividade da marca União.
♦️ A confusão entre o açúcar de confeiteiro e o impalpável começou nos Estados Unidos, já que nas terras do Tio Sam os dois açúcares possuem o mesmo nome. Mas, no Brasil, para conseguir diferenciar, basta ver se na composição do açúcar está o amido: caso positivo, ele é impalpável, se não, é o de confeiteiro.