“Selar” a carne é um dos processos mais importantes para garantir a maciez e suculência (umidade) da carne quando o método de preparo for por calor seco (carnes grelhadas, assadas ou fritas em pouco óleo). Selar significa dourar a superfície da carne rapidamente em uma superfície bem aquecida (panela, grelha ou forno) para ’selar’ (fechar, encerrar) a superfície, evitando a perda dos sucos naturais da carne e reduzindo o ressecamento. Portanto, espere até que se forme uma ‘casquinha’ torrada em um lado da carne para então virá-la do outro lado e repetir o processo.
É fácil, espalhe o óleo ou o azeite na carne e passe por uma superfície quente, espere que comece a dourar, vire e frite do outro lado, ou dos outros no caso de uma carne como o lombo ou o lagarto, por exemplo. Esta é a única forma de se fritar um bife na chapa ou frigideira e esse processo assegura a carne assada permaneça suculenta mesmo depois de ter ficado um bom tempo no forno.
Vale ressaltar que não adianta nada selar a carne e depois espetar com um garfo, ou mesmo usar uma faca como apoio para virar a carne, todos os sucos que estavam retidos na carne poderão sair pelos novos orifícios. Em um churrasco, essa é uma das principais dicas para garantir a maciez da carne.