Esta é a minha versão de empanadas de carne, de acordo com meu gosto pessoal, por isto não vou chamá-las de empanadas argentinas, já que não são feitas do modo tradicional.
Minha inspiração foram as Empanadas Salteñas, que vem de uma província argentina chamada Salta. A receita leva carne e batata, sendo que esta confere uma cremosidade única ao recheio. Como gosto de ovo cozido até no pastel de feira, decidi incluir no recheio. Para temperar, mantive a páprica doce, mas dispensei o cominho. Na hora de assar, também fiz uma adaptação. Ao invés de forno muito alto, assei a 180 graus, obtendo uma massa bem sequinha e assada por igual. Confira o vídeo no final desta postagem.
MASSA
● 10 g de sal grosso
● 220 g de banha de porco ( ou manteiga)
● 500 g de farinha de trigo
1. Coloque o sal numa panela, junto com 3/4 de xícara de água. Amorne apenas o suficiente para dissolver o sal. Desligue o fogo.
2. A seguir, acrescente a banha e deixe-a derreter. Procure fazer isso apenas com o calor residual.
3. Peneire a farinha sobre um recipiente. Faça um furo no centro e acrescente a mistura de água, sal e gordura ainda quente.
4. Misture com yma espátula ou colher de pau, até poder amassar com as mãos. Sove apenas até obter fuma massa lisa.
5. Embrulhe a massa em plástico filme e guarde na geladeira por pelo menos 3 horas. Se puder, deixe por até 12 horas, pois tornará a massa mais fácil de manusear.
6. Abra a massa com rolo de macarrão, até ficar com aproximadamente 3 mm de altura. Se necessário, utilize um pouco (pouco mesmo!) de farinha para não grudar.
7. Corte discos de aproximadamente 12 cm de diâmetro. Você pode empilhar e guardar os discos na geladeira até a hora de rechear. As sobras podem ser amassadas novamente, abertas e cortadas em discos.
RECHEIO
● 2 batatas descascadas, cortadas em cubos pequenos
● 400 g de acém ou coxão duro moído
● 400 g de cebola branca
● 150 g de banha de porco ou azeite de oliva
● sal 1 folha de louro
● 1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça picada
● 1½ colher de sopa de páprica doce
● pimenta-do-reino
● Cebolinha picados
● 4 ovos cozidos e cortados (cubos ou fatias)
● 100 g de azeitonas, sem caroço, cortadas em pedaços ou fatias
■ 12 discos de empanada de 12 cm
■ 1 gema e ½ xícara de leite (ou água), para pincelar
PREPARO
1. Cozinhe as batatas em água sem sal, até amolecerem, mas eatando ainda firmes para serem cortadas em cubos.
2. Escorra e reserve as batatas e guarde a água. Mantenha esta água aquecida para adicionar quando necessário.
3. Escolha uma panela que seja mais larga do que alta para fazer o recheio. Pique a cebola em pedaços pequenos. Na panela, aqueça a banha ( ou o azeite) e acrescente a cebola e uma pitada de sal. Cozinhe até a cebola ficar transparente.
4. Junte os temperos: o louro, a pimenta, a páprica e a pimenta-do-reino. Misture e cozinhe por alguns minutos em fogo brando.
5. Coloque a carne na panela com as cebolas, os temperos e a banha. Conte 1 minuto e desligue o fogo.
6. Acrescente imediatamente 2 conchas da água fervente do cozimento das batatas e misture bem. Experimente e adicione mais sal, se necessário.
7. Espalhe o recheio em uma assadeira retangular de cerca de 40 cm por 25 cm, com uns 3 cm de altura para que o líquido fique no nível da carne e da cebola. Para terminar o recheio, disponha uma camada de batata cozida e misture tudo com a cebolinha picada e as azeitonas.
8. Mantenha na geladeira de um dia para o outro. Se não for possível, pelo menos por umas 5 horas.
MONTAGEM
1. Para montar as empanadas, coloque 12 discos na bancada da cozinha. Se necessário, polvilhe a bancada com farinha, mas muito pouco.
2. Coloque uma generosa colher do recheio sobre cada um dos discos. Cuide para que cada colherada tenha um pouco de cada um dos ingredientes e, por fim, acrescente o ovo ( em fatias ou pedaços).
3. Feche os discos com os dedos, beliscando a maçã. Se tiver dificuldade, utilize um garfo, mas nesse caso suaa empanadas ficarão com uma aparência longe da tradicional.
FECHAMENTO – O jeito ideal de se fechar chama-se “repulgue”, em espanhol. Repulgar é como costurar uma empanada, juntando as duas bordas de massa em um movimento singular, único e delicado, que sobrepõe uma massa dobrada à outra. Existem muitas formas de fazer repulgues – mais redondinhos, com pontas, da esquerda para a direita, da direita para a esquerda.
ASSAR – Pré-aqueça o forno a 180 °C. Coloque as empanadas em uma assadeira ligeiramente untada com azeite. Pincele a superfície das empanadas com a mistura de gema e leite ou gema e água. Por fim. espete as empanadas uma ou duas vezes com um garfo ou palito, para liberar o vapor e evitar que a massa se abra durante o cozimento. O tempo para assar é de 12 a 18 minutos. Dependerá bastante do forno. O importante é a massa estar dourada por cima, por baixo e nas bordas. Bem dourada. Pontos tostados fazem parte de seu visual. Não se preocupe !
CONFIRA TAMBÉM O VÍDEO DA RECEITA
Nota 1.000
Ficaram Deliciosas
Obridao Tia So
Siiim. Ficaram ótimas : massa fina e crocsntece recheio cremoso e bem temperada, mas com todas as texturas preservadas. Adorei