Foto de Adonyi Gábor no Pexels |
É comum, após a publicação de alguma receita, surgirem dúvidas das leitoras sobre ingredientes, preparos alternativos ou pratos derivados. Quando postei o Queijo Cottage Caseiro (confira) me perguntaram sobre a produção de creme de leite e sobre suas diferenças. Então, resolvi agrupar todas as respostas em uma só postagem para facilitar a consulta.
No Brasil há diversos tipos de creme de leite que são classificados pelo teor de gordura, tratamento térmico e fermentação. Contudo, essas opções acabam confundindo as pessoas, fazendo-as acreditar que todos os cremes têm o mesmo resultado quando usado, mas, não é o que ocorre. Por isso, é importante compreender suas diferenças, saber como usar para adequá-lo melhor nas receitas.
Creme de leite fresco é produzido pela separação centrífuga do leite. Durante a separação, dois fluxos são criados, um fluxo de gordura do leite altamente concentrado denominado creme e um fluxo de leite desnatado desnatado que pode ser posteriormente processado em produtos de leite em pó ou evaporado. O teor de gordura do creme resultante diretamente do separador varia tipicamente de 35-45%. O seu percentual é ideal para bater chantilly (basta acrescentar o açúcar). Por agregar ar, não possui aditivos químicos para emulsão.
Mas atenção ao fazer chantilly, pois se bater em excesso o creme pode se transformar em uma manteiga. Isso acontece porque o batimento faz com que a gordura separe do leitelho. Se isso ocorrer você não precisa jogar o líquido fora, pois é uma opção para substituir o leite nos bolos e biscoitos.
Foto de Jenna Hamra (Pexels) |
Características
Aparência e sabor: O creme deve ter uma aparência branca a esbranquiçada com consistência macia e vários graus de viscosidade dependendo do teor de gordura (normalmente aumenta a viscosidade à medida que o teor de gordura aumenta). O creme deve ser homogêneo sem separação. O sabor e o odor do creme devem ser ricos, limpos e doces, sem sabores estranhos.
Armazenamento: O creme deve ser armazenado em temperatura de refrigeração (4-7 ° C) em um recipiente fechado. A vida útil típica do creme pasteurizado é de uma a duas semanas e alguns meses para o creme UHT pasteurizado. No entanto, uma vez que o recipiente do creme UHT pasteurizado é aberto, ele deve ser tratado como creme pasteurizado. Conforme o creme envelhece, seu conteúdo de ácido láctico aumenta e pode resultar em coagulação. O congelamento desestabiliza a emulsão de óleo em água dos cremes e, portanto, a gordura se separará após o descongelamento. O creme separado não pode ser usado para bater, mas pode ser usado em produtos como “sopas de creme”, onde o sabor é o fator crítico.
Variedades: Existe uma grande variedade de cremes baseados geralmente no teor de gordura do leite. Para fins industriais, os cremes podem ser produzidos em níveis específicos de gordura; no entanto, a disponibilidade depende do uso do volume.
Meio a Meio – Em alguns países existe um sub-produto chamado Creme Meio a Meio: deve conter no mínimo 10% de gordura do leite e é pasteurizado ou pasteurizado UHT e homogeneizado. Denominado meio a meio, pois é uma mistura de leite e creme, geralmente em partes iguais.
Creme de leite Fresco (para bater): deve conter não menos de 32% de gordura do leite, mas menos de 40%.
Outro produto de creme encontrado no mercado de varejo é o creme light, que normalmente contém 5-6% de gordura em relação ao teor de gordura do creme meio a meio. O creme light é pasteurizado ou UHT pasteurizado e homogeneizado.
Creme fraiche – Traduzido literalmente como ‘creme fresco’, o crème fraiche (em francês) pode causar confusão, pois ão tem as características do creme de leite fresco brasileiro. É quase semelhante ao creme azedo no sentido de que tem cerca de 28% de teor de gordura, embora seja um pouco mais espesso e não tão azedo em comparação com o último. Ele também tem um valor de pH alimentar de cerca de 4,5.
Fazer creme fraiche é muito simples, mesmo que seja feito em casa. Você só precisa colocar uma xícara de creme de leite fresco em um frasco com tampa. Em seguida, adicione cerca de 2 colheres de sopa de leitelho (buttermilk). Usando a tampa, você cobre o frasco para que possa agitar a mistura facilmente. Deixe o recipiente descansar durante a noite até um dia inteiro antes da refrigeração. O resultado é o seu próprio creme fraiche caseiro que pode durar 10 dias se bem armazenado.
Foto de Polina Tankilevitch no Pexels |
Creme Fresco – Atributos funcionais
Sabor: Cremes de sabor natural único acrescentam riqueza a muitos alimentos e realçam outros sabores em produtos alimentícios. Devido à estreita faixa de fusão da gordura do leite no creme, o creme proporciona uma liberação rápida de sabores e sensações gustativas.
Textura: principalmente devido à gordura do leite presente no creme e à rede gordura-proteína criada durante a homogeneização, o creme adiciona viscosidade rica e suave e sensação na boca a muitos produtos alimentícios, como sopas e molhos.
Emulsificação: Cremes com proteínas naturais atuam como emulsificantes e auxiliam na emulsificação, aeração, formação de espuma e transbordamento para dar a produtos como chantilly e sorvete uma textura lisa e estável.
O que é uma cobertura vegetal ou não láctea?
Além do creme de leite, um chantilly não lácteo (também denominado vegetal ou culinário) também está disponível no mercado, que dá a mesma aparência e tem a sensação de um chantilly (antes e depois de bater). Embora este não seja um produto à base de leite, é usado com bastante frequência na substituição do creme de leite fresco. É feito de óleo vegetal, é mais barato que os cremes à base de leite e é usado com mais frequência em padarias comerciais. É ideal para pessoas com intolerância à lactose.
Creme de leite de caixinha – Presente em todas as prateleiras varejistas, o creme de leite de caixinha contém de 10% a 20% de gordura. Mas é possível encontrar com até de 25%. Por isso fique atento ao rótulo. Embora possa ser guardado em temperatura ambiente, é um produto ultra processado, pois para trazer cremosidade e torna -ló menos líquido, as indústrias costumam acrescer gomas e espessantes. Nesse processo ainda é adicionado soro de leite para atribuir sabor. Vale ressaltar que quanto mais gordura tiver, maior é a cremosidade e menor será a quantidade de estabilizantes e conservantes.
Creme de leite em lata – O creme de leite tem um percentual de gordura de 20% a 25%. Sua textura é mais densa e tem um aspecto amarelado, pois passa por um processo de esterilização, no qual não ocorre a homogeneização, fazendo com que o soro fique separado do creme. Dessa forma é possível retirar o soro. Para isso, basta levar a geladeira e depois escorrer.
Diferenças entre creme de lata e caixinha – As principais diferenças do creme de leite de caixa para a lata está no processo de homogeneização, fazendo com que o soro seja separado do creme, permitindo a escolha de usar ou não. Além disso, há uma diferença no teor de gordura, mas ambos possuem a validade de até três dias após aberto.
Creme de Leite UHT – Além do creme de leite fresco existe um outro produto que tem o mesmo percentual de 25% a 35% de gordura, o creme de leite UHT homogeneizado, que possui espessantes, como a goma de alfaroba, que é permitida pela ANVISA. Esses ingredientes ajudam no crescimento do creme ao ser batido, fazendo com que ele se torne um chantilly. Este produto é encontrado na internet e pode ser armazenado fora da geladeira, mas depois de aberto é necessário refrigerar. A durabilidade é de três dias.
Nata – A nata é um creme de leite pasteurizado com percentual de gordura de 40% a 45%. Mais encontrada no Sul do Brasil, ela precisa ser mantida refrigerada, pois sua textura é grossa e concentrada, — boa para passar no pão ou fazer chantilly. Essa opção é mais estável que o creme de leite por ter alto teor de gordura, além de ter um sabor mais agradável
- Leite: 3% de gordura;
- Creme de leite light: 15% a 17% de gordura + gomas + espessantes + soro de leite homogeneizado;
- Creme de leite em caixinha: 20% de gordura + gomas espessantes + soro de leite homogeneizado;
- Creme de leite de lata: 20% de gordura + gomas espessantes + soro de leite que pode ser separado;
- Creme de leite profissional (embalagens de 1 litro): 25% de gordura + gomas espessantes + soro de leite homogeneizado;
- Creme de leite fresco: 30% a 35% de gordura;
- Nata: 40 a 50% de gordura;
- Manteiga: 80% a 85% de gordura;
- Manteiga de garrafa: 90 a 95% de gordura (manteiga aquecida e fermentada em garrafas com aromas parecidos com o queijo);
- Ghee: 100% gordura (manteiga aquecida e extração de todos os sólidos do leite e água).
- Há muitas receitas caseiras de creme de leite caseiro. Se tiver curiosodade, vá em frente… Mas saiba que nunca serão como o creme de leite fresco, principalmente aqueles preparos que levam gordura vegetal, margarina e até amido de milho .
- Se passou do ponto de chantilly e virou manteiga, infelizmente, não tem salvação. E quanto maior o teor de gordura do seu creme de leite fresco, maior a possibilidade de isso acontecer. Logo, se for bater chantilly com nata, cuidado redobrado.
Em receitas em inglês, tome cuidado ao traduzir para o português, pois os EUA têm outros produtos . A diferença entre eles é a quantidade de gordura. Como são produtos/termos americanos quem regulamenta isso é o FDA que seria o equivalente à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
E o Doce de Leite, feito com a lata fechada do CREME DE LEITE? Grato.
Olá. A postagem trata apenas de creme de leite, não de leite condensado. Para fazer doce de leite de leite condensado confira a receita no link a seguir :
https://www.receitasdatiaso.com/2022/01/doce-de-leite-de-leite-condensado.html