artigos bolo caseiro bolo decorado confeitaria red velvet tradicional

CONHEÇA O BOLO RED VELVET

Publiquei a receita de minha versão do Bolo Red Velvet, mas o detalhamento necessário do preparo impediu que lhes contasse algumas curiosidades sobre este tradicional bolo norte-americano. Eu nunca tinha experimentado, mas ao fazer fiquei imediatamente apaixonada. O “Veludo Vermelho” é úmido, e tem uma textura rica e macia, o sabor tem aquele toque característico do chocolate e a cor é de um vermelho profundo, um tom “impactante”, como bem observou uma leitora.

Mas, afinal,   o que é o Bolo Red Velvet ? 


É um bolo vermelho que não tem gosto de chocolate ou baunilha e às vezes parece que é apenas um portador de recheio de cream cheese. Sua origem é do século 19, quando as receitas frequentemente pediam o uso do cacau para bolos luxuosos. Eles chamavam, então, “bolos aveludados” e os serviam em festas chiques de sobremesa, pois o termo remetia à uma textura lisa e macia. 

A primeira menção oficial surgiu só em 1943, quando a norte-americana Irma S. Rombauer lançou o popular livro de receitas “The Joy of cooking”, estreou um bolo de veludo vermelho. A cor vermelha surgiu de uma reação química entre o cacau, o bicarbonato de sódio e o ácido contido nos ingredientes. O cacau natural tem muita acidez e funciona bem com o bicarbonato de sódio e o leitelho. Mas, com o tempo, os confeiteiros decidiram potencializar a cor vibrante usando purê de beterraba ou corante alimentar. 

Na receita que apresentei o buttermilk (leitelho) e o vinagre são dois ingredientes que ativam o bicarbonato de sódio para criar uma textura fofa.  Mesmo porque o Red Velvet É um bolo de chocolate muito mais leve  e com uma nota picante da cobertura de cream cheese. Algumas pessoas pararam de adicionar chocolate à massa, pois interfere na cor vermelha brilhante desejada. Mas é o vinagre que faz uma grande diferença, o ácido reage com os agentes fermentadores para dar um bolo mais fofo.


Mas e o sabor ? 

O Bolo Red Velvet não tem um sabor definido, como os da baunilha e do cacau . Afinal o sabor de chocolate é muito suave, pois possui muito pouco cacau em pó. A nota de sabor principal, na verdade, vem da cobertura e recheio de cream cheese. E  uma combinação sempre possível é a adição de frutas vermelhas da estação. 

E quanto ao uso de corante nesta receita?

Você certamente pode deixar de lado o uso de corante ou reduzir sua quantidade conforme se sentir confortável. Corantes alternativos e naturais também estão disponíveis na maioria dos supermercados. Mas o bolo terá uma cor mais castanha como resultado. E, a bem da verdade, foi só quando a empresa “Adams Extract Company” começou a embalar uma mistura pronta de bolo de veludo vermelho com um frasco de corante que ele passou de castanho para escarlate.


O melhor cacau em pó para Red Velvet

O cacau em pó natural é melhor para Bolo Red Velvet. É ácido e mais frequentemente usado em receitas de panificação que são fermentadas com bicarbonato de sódio. O cacau em pó natural também tem uma cor mais clara, dando ao bolo um vermelho mais profundo, em vez da cor vermelha tijolo que o cacau processado daria.  O cacau em pó natural tem mais sabor de chocolate, mas às vezes pode ser adstringente ou amargo sem manteiga e açúcar em uma receita.

O cacau em pó processado (ou alcalinizado) é feito de grãos de cacau que recebem uma substância alcalina antes da torrefação, moagem e secagem. O resultado é um cacau em pó menos ácido com um sabor mais suave e mais doce, mas com menos sabor de chocolate. Logo, prefira o cacau em pó 100%. 


Coberturas

Assim como a tonalidade do bolo, o recheio e cobertura do Red Velvet também mudaram com os tempos e as tendências. Um creme fervido, conhecido como “creme de arminho”,  era popular durante os anos 1800 e novamente durante a Segunda Guerra Mundial, porque usava menos manteiga e açúcar do que a maioria dos recheios das confeitarias populares. A cobertura de cream cheese só ficou popular na década de 1960, quando foi aproveitada do famoso bolo de cenoura inglês. Provavelmente os confeiteiros mudaram da cobertura de “arminho” para o cream cheese simplesmente porque ambas são de um branco cremoso, mas a segunda tem um sabor mais acentuado.

Hoje, a cobertura de cream cheese é a preferida. O glacê de cream cheese realça o sabor do bolo enquanto o cobre com uma camada extra de sabor. 


Leite fervido ou cobertura de arminho  : a cobertura de arminho, composta de leite, farinha, manteiga, açúcar e baunilha, é um pouco menos doce do que a cobertura de cream cheese, mas oferece mais estabilidade. Se você é fã de glacês, essa é uma ótima opção. Também é o melhor glacê para bolo de veludo vermelho se você planeja mantê-lo fora da geladeira por várias horas ou se estiver em um clima particularmente quente.

Cobertura de creme chantilly : também é importante notar que algumas receitas de bolo de veludo vermelho pedem cobertura de creme chantilly e, portanto, seria perfeitamente adequado usá-la aqui também. Só saiba que não vai ficar tão bem quanto o cream cheese ou o glacê de arminho.

Nos últimos anos, o Red Velvet  e os cupcakes semelhantes tornaram-se cada vez mais populares nos Estados Unidos e em muitos países europeus, especialmente no Natal e, mais recentemente, no Dia dos Namorados. O ressurgimento da popularidade desse bolo é atribuído por alguns ao filme Steel Magnolias , de 1989 , que incluía o bolo eito no formato de um tatu . 

Um Red Velvet correto é úmido e macio, com leve acidez e não excessivamente doce. O sabor do cacau está vagamente presente, mas não é pronunciado.  Variações desenvolvidas com manteiga para dar mais sabor, deixam o bolo seco. Os denominadores comuns em todas as versões autênticas são leitelho, bicarbonato de sódio misturado com vinagre e, claro, corante alimentar vermelho. Excluir o corante alimentício só resulta em uma tonalidade rosa. Desculpe, mas uma tonalidade carmim genuína requer corante alimentar na quantidade exata. Se você não quiser corante na comida, faça um clássico bolo Devil’s Food Cake (Bolo Comida do Diabo)  ou um bolo de veludo marrom, que não terá a cor vermelha brilhante e o sabor suave.
Para seus inimigos, o Red Velvet é vulgar e insípido ou antiquado. Para os apaixonados, no entanto, o bolo é uma fatia espetacular de êxtase e um alimento reconfortante favorito. De certo é que torna-se sempre a atração em aniversários, Natal ou Dia dos Namorados. E é uma base para muitos bolos de casamento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *