Para comemorar os mil novos seguidores (8 mil no Instagram), decidi fazer algo diferente. Aceitei o desafio da leitora @nogueira_bianca para reproduzir uma receita da qual nunca tinha ouvido falar. Disse ela : “O chef Lucas Corazza, que eu amo, postou essa a foto ontem, mas não postou a receita. Fiquei com água na boca. A massa não tá parecendo muito aquela de biscoito, e o creme tá meio parecido com o da torta holandesa, mas com pedaços de nozes. O que vc acha. Será q vc se arrisca ?”
“Sim, me arrisco”, pensei comigo. Adoro testar sabores, texturas e ingredientes. E, embora não tenha provado a criação de Lucas Corazza, acredito ter reproduzido com sucesso seu “cheesecake com massa de canela e nozes”. Na base fiz uma massa sablée com canela, recheio cremoso de cream cheese e doce de leite, além de cobertura de doce de leite e nozes torradas. Vejam o resultado.
E, como aqui não há segredo, vou lhes passar a receita em detalhes.
Para a Massa – Pâte Sablée
A pâte sablée é uma massa base usada principalmente para fazer tortas doces e biscoitos.
INGREDIENTES
● 250g de farinha
● 125g de manteiga sem sal
● 1 pitada de sal
● 100g de açúcar
● 1 ovo inteiro
● 1 colher de café de canela em pó (2,5 ml)
PREPARO
1. Peneirar em uma vasilha 250g de farinha e, em seguida, acrescentar 125g de manteiga sem sal cortada em cubinhos e uma pitadinha de sal. Misturar tudo muito bem com a ponta dos dedos, até que fique parecendo uma farofinha.
2. Acrescentar o ovo , a canela e amassar até formar uma massa compacta.
3. Faça uma bola com a massa, embrulhe em plástico filme e achate a bola para que fique mais fácil na hora de abrir. Deixe descansar na geladeira por no mínimo 1 hora ou até 48 horas.
4. Após, abra sobre uma superfície levemente enfarinhada, forre o fundo da forma, faça furos com um garfo e leve para assar por aproximadamente 20 minutos. Fique de olho, pois não pode ficar muito dourada, já que voltará ao forno com o recheio.
NOTA : eu achei mais fácil cortar uma folha de papel manteiga para forrar o fundo e abri a massa diretamente nela. Depois foi só transferir para a assadeira de fundo removível. E como adoro o crocante da massa, aproveitei e cobri também a lateral.
Para o Recheio
- 700 gramas de cream cheese
- 160 gramas de açúcar refinado
- 50 gramas de iogurte natural
- 50 gramas de nata ou creme de leite fresco
- 04 ovos
- 01 colher sopa extrato baunilha (ou 01 colher chá de essência)
- 100 gramas de doce de leite
- 40 gramas de nozes trituradas no processador
PREPARO
1. Na batedeira, coloque primeiro o cream cheese , o açúcar e a mistura de iogurte com nata (ou creme de leite). Use o batedor “raquete” para misturar, sem provocar a criação de bolhas.
2. Acrescente o doce de leite, a baunilha e misture rapidamente.
3. Em recipiente separado, quebre e bata os ovos até formar um líquido uniforme, mas sem criar espuma ( pode ser com garfo mesmo). Incorpore à batedeira e mexa lentamente, só para uniformizar.
4. Por fim, com uma espátula, junte as nozes trituradas.
1. O seu forno deve estar preaquecido a 180 graus.
2. Esquente cerca de um litro de água para que a água não tenha que esquentar durante o banho maria.
3. Para evitar que seu preparo fique umedecido, forre o fundo e laterais da forma com pelo menos duas folhas de papel alumínio.
4. Despeje o preparo sobre a massa pré- assada, cubra com papel alumínio e coloque esta dentro de uma forma maior.
5. Já no forno, coloque a água até a metade da assadeira. Durante o preparo, se necessário, acrescente mais água quente.
FORNO
1. Monitore a temperatura de seu forno para que esta não ultrapasse ou reduza muito dos 180 graus. Eu assei em forno elétrico ligado só embaixo.
2. Antes de 1 hora e 20 minutos, não mexa em sua forma, pois pode prejudicar o crescimento da cheesecake.
3. Após, remova o papel alumínio superior e verifique o ponto. O ideal é quando as bordas estão firminhas e, ao chacoalhar a forma, o centro dança levemente como se fosse uma gelatina. Se notar que o centro ainda está muito líquido, tampe novamente e deixe por mais dez minutos. Volte a conferir.
4. Quando estiver pronto, desligue o forno, deixe a poeta entreaberta e aguarde uns 5 minutos. Isto é para evitar que a massa rache com a mudança brusca de temperatura. Após, coloque-a para esfriar em um local que não esteja muito frio.
5. Só depois de fria, leve para a geladeira para gelar por pelo menos 5 horas.
NOTAS
◇ Para o meu paladar, esta sobremesa, embora deliciosa, é muito doce. Então, leve esta informação em conta na hora do preparo.
◇ A base foi feita com massa sablée em respeito à receita original, mas eu ainda prefiro a base com bolacha triturada. Se também pensa assim, use bolacha maisena, manteiga e a mesma medida de canela.
◇ Você pode congelar. Cheesecakes duram até 2 meses no freezer. Para servir, basta deixá-la uma noite descongelando na geladeira e depois aguardar para que atinja a temperatura ambiente.
◇ Na hora de servir, a mesma coisa. A melhor cheesecake é aquela em temperatura ambiente, portanto aguarde uns 30 minutos fora da geladeira.
◇ Adicione os ovos por último, após batê-los em separado. Isso vai ajudar a incorporar mais rápido e melhor com os demais ingredientes. Se você bater demais, a cheesecake vai crescer como um suflê no forno e, quando for tirá-la, ela vai afundar e quebrar.
◇ As cheesecake tradicionais são feitas com Sour Cream (creme azedo) que é um produto à base de creme de leite fresco (35% de gordura) e levemente ácido. O alto teor de gordura, assim como a acidez deste creme azedo, são um dos segredos da consistência, que juntos com os ovos garantem que o cheesecake fique cremoso mas firme, sem a necessidade do acréscimo da gelatina para isso. O Sour Cream não é vendido no Brasil. Você pode fazer em casa, mas demora 24 horas para ficar pronto. Então fiz uma adaptação, usando partes iguais de iogurte (acidez) e nata (gordura).