Para lançar nossa primeira série de sobremesas clássicas, escolhi a tradicional Torta Banoffee. Banana, doce de leite, massa que desmancha na boca e creme de natas. Perfeito, né ?!! Este clássico da confeitaria mundial é adorado no Brasil (terra da banana), mas na verdade nasceu na Inglaterra e credita-se sua criação a Ian Dowding, chef do restaurante The Hungry Monk em Jevington, East Sussex. Como muitas outras receitas, esta surgiu se um erro : a tentativa frustrada de reproduzir uma torta norte-americana de caramelo e frutas. Ele tentou fazer com tangerina e maça, mas quando colocou banana logo viu que havia criado uma combinação de sucesso. O preparo foi publicada pela primeira vez no livro “Os segredos profundos do monge faminto”, em 1974, e a palavra “Banoffee” entrou para a língua inglesa e passou a ser usada para descrever qualquer alimento ou produto com gosto ou cheiro de banana e toffee.
A receita que lhes trago é da dama da confeiteira inglesa, Mary Berry, e considero a mais equilibrada. A forma original de se fazer a Banoffee exigia uma base de massa feita com farinha, manteiga, açúcar e ovo e, o que é impraticável, cozinhar leite condensado por cerca de 3 horas e meia no forno. Então, adote esta receita definitiva e seja feliz combinando os sabores de banana, caramelo e chocolate.
INGREDIENTES
Para a base
- 150 gramas de biscoitos (utilizo biscoito maizena da marca Marilan)
- 75 gramas de manteiga sem sal
Para o recheio (ver dica)
- 75 gramas de manteiga sem sal
- 75 gramas de açúcar mascavo
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
Para a cobertura
- 3 bananas pequenas maduras (prefira a nanica, também chamada de banana d’água,
casca verde, baé (Nordeste) ou caturra (Sul) - 300 ml de creme de leite fresco
- 50 gramas de chocolate meio amargo, em pedaços, tiras ou 1 colher de sopa de cacau em pó
PREPARO
1. Base – Forre as laterais da forma com plástico filme (usando um pouco de água para ajudar o filme a grudar) e, em seguida, forre a base com um disco de papel manteiga.
2. Primeiro faça a base da torta. Coloque os biscoitos num processador de alimentos ou em um saquinho resistente e amasse bem com um rolo de macarrão. Derreta a manteiga em uma panela ou microondas, acrescente os biscoitos e misture.
3. Coloque a massa na base da forma, pressionando com as costas da colher para nivelar. Refrigere por 15 minutos.
4. Recheio – Para fazer o recheio, aqueça a manteiga e o açúcar em uma mesma panela e leve ao fogo baixo até incorporar. Adicione o leite condensado e leve ao fogo médio até ferver, mexendo sempre, por 2–3 minutos ou até dourar bem. Cuide para que a mistura não fique grudada no fundo e não deixe ferver por muito tempo ou ficará granulado.
5. Adicione o extrato de baunilha e despeje na forma. Leve à parte superior da geladeira por no mínimo 1 hora ou até 24 horas.
6. Descasque e corte as bananas e arrume-as em rodelas bem organizadas por cima do caramelo.
7. Bata o creme de leite na batedeira ou mixer até obter um creme de pico firme. Se desejar, adicione um pouco de açúcar, mas lembre-se que todos os outros preparos já são bem doces.
8. Despeje o creme sobre as bananas como preferir : utilizando uma espátula para um efeito mais rústico, alisando ou com bico de confeitar. Nivele a superfície antes de esfriar na geladeira por mais uma hora.
9. Enquanto isso, derreta o chocolate no microondas ou em uma tigela sobre uma panela com água fervente. Retire do fogo e deixe esfriar.
10. Após refrigerada, retire a torta de banoffee da forma e transfira para um prato de servir. Faça ziguezague sobre o chocolate derretido por cima (se for usar), certificando-se de que esteja frio ou derreterá o creme. As outras opções são usar cacau em pó, raspas ou caracóis de chocolate meio amargo.
- Essencial – Você precisará de uma forma redonda, de fundo removível, com 20 cm de diâmetro, e um saco de confeitar (opcional).
- Tempo de refrigeração: mínimo de 2 horas e meia. Tempo de cozimento: 5 minutos
- Para uma sobremesa mais rápida, use uma lata de leite condensado, que pode ser cozida em panela de pressão por 50 minutos para uma consistência mais firme, ou doce de leite pronto. Mas, lembre-se, sua torta não ficará tão firme como as das fotos.
- Prepare com antecedência – A base e o recheio podem ser feitos com um dia de antecedência e guardados na geladeira. O ideal é que a torta seja montada com a banana e o creme de leite no dia. Porém, pode ser montada com um dia de antecedência: desde que a banana esteja totalmente coberta com creme, ela não perderá a cor.