Então…
Hoje amanheceu com chuva, o que eu adooooooro. E, pra completar o dia maravilhoso, chegamos aos 7K. Incríveis 7.0000 seguidores!!!
Fiquei muito empolgada e resolvi que precisava fazer algo diferente pra vocês… Consultei a pessoa que mais gosta de bolo que eu conheço, meu marido e, a resposta foi direta e reta: RED VELVET!
Oi!? Como assim? Nunca fiz… E ele com a maior cara de pau respondeu: “então tá na hora”!
Fiz a listinha, ele saiu às compras e peguei uma receita tradicional que separei há algum tempo, na qual fiz as modificações adaptações ao nosso paladar. Afinal, eu sempre quis fazer, mas tinha um pouco de receio pela cor, sei lá…
E não é que deu certo?! Adorei!
Os morangos são opcionais, mas a data pedia uma coisa mais bonita aos olhos.
Espero que gostem e que façam e que recebam muitos elogios.
* * *
INGREDIENTES
Massa
- 3/4 de xícara de chá de óleo de milho ou girassol (equivalente a 158 gramas)
- 255 gramas de buttermilk caseiro (confira o preparo abaixo)
- 2 ovos médios
- 1 colher de chá de vinagre de vinho branco (5 gramas)
- 1 colher de chá de pasta ou extrato de baunilha (5 gramas)
- 245 gramas de farinha de trigo (2 xícaras de chá + 2 colheres de chá)
- 225 gramas de açúcar refinado (1 xícara de chá + ¼)
- 3 gramas de bicarbonato de sódio (½ colher de chá)
- 2 gramas de sal refinado (½ colher de chá)
- cacau em pó 100% (ou pelo chocolate menos 70% cacau) – 2 colheres (sopa) | 12 G
- 2 gramas de café solúvel (2 colheres de chá)
- 5 gramas de água quente (1 colher de chá)
- 6 gramas de corante vermelho em gel (1 colher de chá)
- Desmoldante ou manteiga sem sal (cerca de 1 colher de sopa) para untar
Buttermilk
- 240 ml de leite, integral ou desnatado (240 gramas)
- 15 ml (uma colher de sopa) de vinagre de vinho branco ou sumo de limão
Recheio e cobertura
- 300 gramas de cream cheese
- 80 gramas de açúcar de confeiteiro
- 15 gramas de sumo de limão (peneirado)
- 240 gramas de creme de leite fresco (120 ml) – bem gelado
- 500 g de morango bem maduro e limpo, cortado ao meio (normalmente umas 2 bandejinhas)
- 2 colheres de sopa de suco de limão (30 ml)
- 1 e ½ xícara de chá de açúcar refinado (225 g)
Decoração
- uma embalagem de morangos frescos à gosto
- Sugestão: Corte-os ao meio, preservando os cabinhos, pois eles darão cor e destaque ao topo de seu bolo. Mas, antes disso, lave-os e seque bem com papel toalha.
Buttermilk
1. Comece preparando o buttermilk (leitelho), que é a alma da receita. Este nada mais é que um leite levemente talhado, que deixa os bolos mais macios e saborosos.
2. Para fazer basta adicionar o vinagre (ou limão) leite. Mexa e deixe repousar por quinze minutos. Após este período, o buttermilk está pronto e você usará toda a quantidade produzida.
Massa
1. Ligue o forno para pré-aquecer corretamente, até que a massa esteja pronta. O bolo de hoje será assado numa temperatura média, ou seja, 180°C .
2. Unte duas formas de 20 cm de diâmetro. Eu utilizo delmoldante e prefiro não enfarinhar, principalmente nesse preparo, para não “sujar” o bolo. Mas você pode untar com manteiga e depois polvilhar farinha de trigo, mas isto talvez exija que você limpe as laterais antes de decorar.
3. Junte o café solúvel e à uma colher de chá de água quente e mexa até formar uma pasta. Reserve.
4. Em uma tigela grande, peneire toda a farinha de trigo, o açúcar, o bicarbonato de sódio, o sal e o cacau em pó.
5. Separadamente, para descartar caso um deles esteja estragado, quebre os ovos, um a um e vá adicionando à tigela com a mistura de farinha, açúcar, bicarbonato, sal e cacau. Mexa bem e junte o óleo, o buttermilk, o vinagre, a pasta de café e o extrato de baunilha. Misture tudo com um fouet e, por fim, acrescente o corante em gel vermelho e mexa bem até obter uma massa uniforme.
6. Transfira a massa imediatamente para as formas e coloque no forno por cerca de 25 a 30 minutos.
7. Um truque para saber se está pronto é bater na porta do forno : quando a massa não estiver mais balançando na forma é hora de fazer o teste. Espete com uma faça fina ou com um palito e, se sair limpo, o bolo está pronto e pode ser retirado.
8. Coloque as assadeiras sobre uma grade ou sobre os queimadores do seu fogão e espere de 10 a 15 minutos antes de desenformar. Como o recheio é muito delicado, espera esfriar para iniciar a montagem.
Recheio e Cobertura
1. Aproveite enquanto o bolo assa para fazer o recheio. Coloque o cream cheese em temperatura ambiente em uma tigela e bata com um fouet até que fique cremoso. Adicione metade do açúcar de confeiteiro e todo o suco de limão (peneirado). Volte a bater por cerca de um ou dois minutos.
2. Na tigela da batedeira, junte o creme de leite fresco e metade do açúcar de confeiteiro e bata até obter picos firmes e estáveis. É o preparo normal do chantilly, portanto, você pode obter por utilizar um preparado de sua preferência (em pó ou vegetal) : o sabor será levemente diferente, mas a consistência final muito semelhante. Se optar pelo creme de leite fresco, é importante que esteja bem gelado, sendo comum deixá-lo na geladeira com pelo menos 12 horas de antecedência.
3. Com uma espátula de silicone, junte delicadamente o creme batido à mistura de cream cheese. Em movimentos lentos, passe a espátula pelas laterais da tigela, puxando o creme de baixo para cima em movimentos circulares e leves. Estará pronto quando o creme estiver liso e brilhante, mas não mexa demais para não perder o volume.
4. Este preparo é muito suave, longe do sabor doce de muitos recheios nacionais e da receita tradicional do Red Velvet, que leva mais açúcar e bastante manteiga para o buttercream. Logo, adapte a seu gosto pessoal.
Geleia de Morango
1. Coloque um pires vazio no freezer pra que esteja bem gelado na hora de testar o ponto da geleia.
2. Numa panela média, aqueça o morango e o suco de limão e deixe em fogo médio por uns 15 minutos, até que ele esteja macio e com bastante líquido.
3. Junte o açúcar, mexa até dissolver e cozinhe por uns 30minutos, misturando de vez em quando com uma colher de pau, até conseguir uma geleia avermelhada, escura e bem brilhante, mas que dará a impressão de estar mole até esfriar.
4. Comece a testar o ponto a partir de uns 20 minuto s da adição do açúcar: retire a panela do fogo, coloque uma colher de chá de geleia no pires bem gelado, espere 1 minuto, ou até criar uma película. Empurre uma das extremidades com a ponta do dedo para ver se enruga; se enrugar, ela estará pronta. Se ainda não enrugar, volte ao fogo por mais uns 5 minutos e repita o teste até chegar lá.
5. Despeje a geleia quente num pote de vidro limpo e bem seco, deixe esfriar, tampe e guarde na geladeira, até o momento de usá-la no bolo. A sobra pode ficar na geladeira por até um mês.
Montagem
1. Nivele os bolos, utilizando uma faca serrilhada. Os topos devem ser reservados e depois esfarelados para serem usados na decoração.
2. Escolha um suporte para bolo ou um prato grande e coloque o primeiro bolo, com prato bem bonito e disponha o bolo com a parte cortada para cima.
3. Umedeça este primeiro bolo com calda da geleia de morango ou com licor de frutas vermelhas. Eu utilizei licor Cherry Brandy, da marca Stock. Mas isto é opcional, você pode usar para umedecer apenas uma caldinha feita com partes iguais de água e açúcar (leve ao fogo por alguns minutos e deixe esfriar até o momento de usar).
4. No centro do bolo, espalhe generosamente a geleia de morango, tomando o cuidado de deixar cerca de um ou dois dedos na borda para o creme.
5. Com a ajuda de um saco de confeiteiro, espalhe o creme de chantilly e cream cheese . Comece pela borda e depois por toda a extensão, cobrindo a geleia. Se necessário, nivele com uma espátula.
6. Agora, coloque o segundo bolo, com a parte cortada para baixo (isto lhe dará uma superfície mais bonita em cima e facilitará o resto da decoração).
7. Espalhe mais creme por cima, generosamente, cuidando para que ele chegue até a borda, mas não escorra.
8. Por cima do creme, espalhe o bolo esfarelado, criando uma base para colocar os morangos.
9. Espalhe os morangos cortados (alguns virados para cima e outros para baixo). Ajeite o topo até que esteja satisfeita. E não se preocupe se alguns farelos se espalharem pelo prato ou grudarem no creme : isto ajuda a compor o visual.
10. Mantenha o bolo refrigerado até servir. Em temperatura ambiente, não deixe o bolo por mais de duas horas.
DICAS
◇ Formas : os bolos foram assados em duas formas 20 centímetros de diâmetro, por 5 cm de altura. previamente untadas. Caso não tenha duas formas iguais, substitua por uma de 22 (alta) ou uma de 25 centímetros.
◇ Chocolate : dê preferência ao chocolate em pó, com pelo menos 70 % de cacau. Não use achocolatado , pois o bolo ficará enjoativo e a massa não ficará escura.
◇ Fermento em pó : algumas outras receitas de Red Velvet incluem fermento em pó, mas a união de ingredientes ácidos, o buttermilk e o bicarbonato de sódio já garantem o crescimento e dispensam o uso do fermento.
◇ Corante : o corante em gel é opcional. Mas nesse caso seu bolo será de uma cor castanho claro, não muito vermelho; muito embora seu sabor seja idêntico. Há um preparo que utiliza purê de beterraba para buscar uma cor avermelhada, mas o resultado é incerto e pode variar de um vermelho mais claro a marrom.
◇ Decoração : a decoração apresentada é uma sugestão. Você pode optar por cobrir todo o bolo, espatular ou mesmo enfeitar com diferentes bicos. Se esta for sua opção, mantenha o creme na geladeira e espere até que esteja bem consistente. Use a imaginação.
BOLO RED VELVET
Descrição
Minha versão do tradicional Bolo Red Velvet, com um recheio mais suave e acrescentando geleia e morangos frescos. Experimente !
Que lindo parabéns
Muito obrigada. A opinião de vocês é que impulsiona o blog 😘