chocolate. produtos gordura hidrogenada saúde temperagem

NÃO ACEITE CHOCOLATE HIDROGENADO

Nem todos os doces e produtos com sabor de chocolate são considerados chocolate de verdade. Sabe aquele chocolate que dizemos que tem gosto de vela ou de parafina? Então, esse é o clássico chocolate hidrogenado, que faz uso desse tipo de gordura na sua fabricação. Normalmente, ele deveria ser usado somente para a produção de coberturas e enfeites, como a casquinha de bolos e doces, como pão de mel e alfajor. Contudo, a maioria dos fabricantes de chocolate brasileiros usa a gordura hidrogenada. 

Isso acontece por motivos práticos e comerciais. Primeiro, porque o chocolate puro, com pelo menos 35% de cacau na sua composição, não fica sólido naturalmente em temperaturas um pouco mais elevadas. Para que endureça, o chocolate puro precisa sofrer um choque térmico, usando a técnica de temperagem. Então, para diminuir os custos de produção, aumentar o lucro e o prazo de validade do “chocolate”, as empresas diminuem as quantidades de ingredientes mais essenciais do chocolate puro (cacau e manteiga de cacau) e substituem pela gordura hidrogenada.

Logo, os “chocolates hidrogenados”, que têm como ingrediente-base essa gordura, nem poderiam ser realmente chamados de chocolate. Produtos parecidos com chocolate quase sempre têm sabor e qualidade inferiores quando comparados ao chocolate real.

O que é chocolate de alta qualidade

O rótulo do bombom de chocolate fornece várias pistas para ajudá-lo a determinar se o produto é chocolate de verdade ou um produto parecido com chocolate. Ao avaliar o chocolate, dê uma olhada na lista de ingredientes. O chocolate de alta qualidade usa alguma forma de cacau como ingrediente principal. Alguns produtos listam o licor de chocolate no rótulo, enquanto outros listam os dois componentes – manteiga de cacau e cacau em pó – separadamente. O  chocolate puro tem, no mínimo, 35% de cacau na sua composição. Já os chocolates meio-amargos e amargos têm, pelo menos, 60% de cacau, e os extra-amargos, acima de 75%.

O chocolate composto ainda usa cacau em pó como aromatizante de chocolate, mas a gordura vem de uma fonte diferente da manteiga de cacau – normalmente óleo vegetal. Você pode ver óleos vegetais hidrogenados ou parcialmente hidrogenados, como óleo de palma, soja ou algodão listados na embalagem. Esses ingredientes devem enviar bandeiras vermelhas sobre a qualidade do produto com sabor de chocolate. 


Por quê não devemos consumir chocolate hidrogenado?

Quanto menos gordura hidrogenada você consumir, melhor será para a sua saúde, já que muitos estudos já associaram o consumo dessa gordura a doenças cardiovasculares e diabetes.Por isso, quando for escolher uma sobremesa para se deliciar, tente sempre dar preferência aos chocolates puros! Assim, você ainda se beneficia do lado bom dos chocolates “verdadeiros”, que ajudam a regular o colesterol bom, combatem a anemia e até mesmo, a depressão e ansiedade!
O que é gordura hidrogenada?

A busca pelo lucro faz com que as empresas busquem formas mais baratas de produzir alimentos que durem mais tempo. Para isso, a gordura hidrogenada foi adotada como uma das principais soluções. Basicamente, a que encontramos nos alimentos é obtida a partir de óleos vegetais saturados com hidrogênio.
O processo industrial submete os óleos à alta pressão para transformá-los em gordura sólida. Esse tipo de fabricação pode, inclusive, inserir metais pesados na composição da gordura, mas eles definitivamente não fazem parte de uma dieta saudável. Assim, o óleo vegetal, normalmente retirado de palma, soja, girassol ou milho, é exposto a altas temperaturas e, então, usado no processamento dos alimentos.
Essa gordura, portanto, é trans, do tipo que prejudica a saúde e interfere na incorporação das gorduras boas pelo nosso organismo. Do mesmo modo que acontece com as saturadas, as gorduras trans aumentam o colesterol ruim do nosso sangue e diminuem o bom, responsável pelo transporte de várias vitaminas e que compõe a estrutura de células do nosso organismo.
Então, vale lembrar-se de que nem todo tipo de gordura é prejudicial! As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, como a do azeite de oliva, da manteiga de cacau e dos óleos de castanhas, são benéficas e ajudam a controlar o colesterol ruim. 
Chocolates bons de verdade têm gorduras boas na sua composição e beneficiam a nossa saúde. Porém, chocolates de boa qualidade não usam gordura hidrogenada! Então, se você é fã e ama esse alimento maravilhoso, exerça seu direito e fique atento ao rótulo para não comprar gato por lebre. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *